25/09/2018

Flotilha de Optimist em alta na Semana de Vela de Buenos Aires

Clara Cardoso, Fernando Menezes e Guilherme Menezes representam o ICSC na Argentina

Começou neste final de semana a Semana de Vela de Buenos Aires, considerada uma das maiores competições de vela do mundo. Com presença de 230 velejadores a classe Optimist Veterano conta com o maior número de competidores na flotilha e os atletas do Iate Clube de Santa Catarina despontaram no primeiro final de semana de disputas com participação de Clara Cardoso, Fernando Menezes e Guilherme Menezes, todos acompanhados pelo treinador Bernardo Luz.
Após o primeiro dia sem regatas os velejadores do ICSC voltaram a raia do Yacht Club Argentino no domingo para as três disputas do final de semana com desempenhos espetaculares. Fernando Menezes terminou o dia em 10º no Geral somando 28 pontos perdidos (5º, 12º e 11º).
Logo atrás, na 12ª posição no Geral, vem Clara Cardoso, com 29 pontos perdidos (10º, 3º e 16º). Após três regatas a velejadora do ICSC ocupa a segunda posição no naipe Feminino e está firme na disputa por pódio.
Já Guilherme Menezes desponta na 43ª posição com 55 pontos perdidos (7º, 8º e 40º). Com duas ótimas regatas o catarinense pode ganhar muitas colocações a partir da entrada do descarte.
“Este primeiro final de semana foi bem positivo. Todos velejaram muito bem e de maneira confiante. No sábado não tivemos regatas devido a uma previsão de vento muito forte e no domingo foram realizadas três regatas com ventos de 10 a 13 nós de sudeste e muita corrente. Começamos muito bem e agora é manter o ritmo. Essa semana vamos treinar e seguir em uma clínica com um treinador argentino para buscar novos conhecimentos”, avalia Bernardo Luz, treinador da flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina.
Como é tradição na Semana de Vela de Buenos Aires as regatas tem uma pausa e retornam no próximo final de semana.