26/07/2021

Duelo emocionante entre Katana e Zeus marca a abertura da Semana de Vela de Ilhabela

Katana/Portobello venceu a regata de percurso com um segundo de vantagem

Começou neste domingo a 48ª Semana de Vela de Ilhabela, em São Paulo, e logo no primeiro dia as tripulações do Veleiros da Ilha mostraram para que vieram. Já na primeira disputa do Campeonato, a regularidade e o equilíbrio marcaram as disputas da classe C30, uma das mais competitivas do programa, com uma vitória emocionante do Katana/Portobello na Regata Toque-Toque por Boreste.

Após largarem escapados, a tripulação catarinense fez uma regata de recuperação e acabou premiada no final com uma escolha decisiva. “Tivemos muitas dificuldades no começo e montamos a Ilha em último. Como a regata já estava ruim para nós decidimos optar por um bordo próximo ao Continente, enquanto as demais tripulações seguiram para a Ilha. Demos sorte e acabamos premiados com a escolha. Foi uma ótima regata”, comenta Cesar Gomes Neto, comandante do Katana/Portobello.

A vitória na regata ocorreu por apenas um segundo de vantagem sobre o Zeus Team, comandado por Inácio Vandresen. A tripulação do Veleiros da Ilha também fez uma ótima regata com o segundo lugar sendo definido nos detalhes. Caballo Loco (3º), Kaikias (4º) e Kairós (5º) completaram a flotilha de C30.

Já na classe ORC, o veleiro Catuana Kim, comandado por Paulo Cocchi, terminou a Regata Alcatrazes por Boreste em homenagem à Marinha do Brasil na oitava posição após a correção de tempo. Em um dia que exigiu bastante das tripulações, os catarinenses fecharam as 55 milhas náuticas do percurso longo em 8h25min32.

A Regata de Alcatrazes marcou a estreia  dos ToTs customizados para cada tipo de regata na classe ORC. O TOT adequado é utilizado para cada tipo de regata com determinado ângulo de vento para o resultado da regata, dando assim o resultado preciso conforme a medição de cada veleiro.

Mais resultados no site da https://www.sivilhabela.com.br/ onde seguem detalhes e programação do evento. 

As regatas válidas pela 48ª Semana de Vela de Ilhabela serão retomadas nesta terça-feira, a partir do meio-dia. 

Fotos: Fred Hoffmann 

*Com informações da assessoria de imprensa da ABVO e da Semana de Vela de Ilhabela