18/01/2021

Classe Star é a novidade no Circuito Oceânico da Ilha Santa Catarina

Recém-criada, flotilha catarinense foi convidada para participar da maior competição de vela oceânica de Santa Catarina

O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa na quarta-feira, 27 de janeiro, recebendo velejadores de todo país. A principal competição de vela oceânica catarinense já conta com mais de trinta embarcações confirmadas e uma das novidades para este ano é a presença da classe Star. Com uma flotilha criada recentemente no estado, a organização decidiu abrir o convite para uma das classes mais vitoriosas da vela de monotipos do Brasil participar do evento. 

“A presença da classe Star é muito importante para o nosso evento. A flotilha está começando a tormar forma em Santa Catarina e o convite veio para fortalecer essa nova classe em nosso estado. Além de elevar o nível técnico da competição será uma ótima oportunidade para apresentar a classe para o público e para os nossos associados”, avalia o Comodoro Junior, do Veleiros da Ilha. 

Um dos velejadores confirmados para o Circuito Oceânico é Jorge Bhering. O carioca é um dos maiores entusiastas da classe no país e ao se mudar para Florianópolis fez questão de incentivar a criação da flotilha catarinense. “Para mim, Florianópolis é um sonho antigo em termos de Star. A cidade está no meio do caminho dos maiores centros da classe na América do Sul, que são o eixo Rio-São Paulo e Buenos Aires. Além disso, a raia de Jurerê favorece muito qualquer tipo de velejada, especialmente quando se trata de um barco tão técnico como o Star”, avalia. 

Ainda segundo Jorge, o objetivo é apresentar a classe ao público e aproveitar os quatro dias de regatas. “Estamos indo para nos divertir. Vamos nos apresentar e somar nessa linda festa. Estamos indo de peito aberto e esperando poder nos tornar mais uma opção para engrandecer a flotilha de vela do Iate Clube de Santa Catarina”, completa. 

As regatas de Star serão realizadas sempre no formato percurso, ao lado das RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Multicascos. No total, são quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias, todas de percurso. Já para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25, HPE-30 e BRA-RGS estão previstas seis regatas,  sendo uma longa e cinco barla-sota. A CR pode optar por realizar uma regata média e a mesma será no lugar de uma das regatas barla-sota.

Inscrições e programação.

As inscrições para o Circuito Oceânico estão abertas para todas as classes e poderão ser feitas através do e-mail eventosnauticos@icsc.com.br, aos cuidados da gerência de eventos. As confirmações de inscrições e pesagens ocorrem na terça a quarta-feira (dias 25 e 26 de janeiro) e as regatas têm início a partir de 27 de janeiro

O 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.

Fotos: Fred Hoffmann