15/06/2023

Campeonato Mundial de Optimist começa neste sábado com atletas do Veleiros da Ilha na disputa

Herique Sasaki e Felipe Strassburger representarão o ICSC na competição

No próximo sábado (17), terá início o Campeonato Mundial de Optimist 2023, com duração até o dia 24 de junho, na Costa Brava, Espanha. A equipe brasileira contará com a participação de dois atletas do Veleiros da Ilha, Felipe Strassburger e Henrique Sasaki, e do treinador Xandi Paradeda, coordenador técnico de vela do ICSC, que lidera a equipe. Além da dupla, Arthur Back, Zion Brandão e Vitoria Viegas representarão o Time Brasil no campeonato.

Com a presença de 259 velejadores de 57 países, essa competição é considerada a mais importante do mundo para os jovens velejadores. A fase de classificação individual ocorrerá de sábado a segunda-feira (19). As disputas por equipes serão realizadas na terça (20) e quarta-feira (21), enquanto as regatas individuais da fase final acontecerão a partir de quinta-feira (22) até sábado (24). Ao todo, estão programadas 12 regatas.

O Campeonato Mundial terá cobertura através do site oficial (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race), e as regatas serão transmitidas em tempo real pelo link (https://2023worlds.optiworld.org/en/default/races/race-tracking). 

É o segundo ano consecutivo em que o Veleiros da Ilha envia dois atletas para o Campeonato Mundial de Optimist, após a participação de Davi Neves e Melissa Paradeda na edição anterior, realizada em Bodrum, Turquia. Na ocasião, Davi conquistou o título mundial júnior.