Notícias

Zeus Team conquista a Fita Azul na Regata Cidade de Florianópolis

Segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano ocorreu nesse sábado, na Baía Norte

Notícias

Contato

Fazendo parte das comemorações dos 345 anos da capital catarinense, a Regata Cidade de Florianópolis foi realizada nesse sábado, na Baía Norte, consagrando a tripulação do Zeus Team como a grande vencedora do final de semana. A equipe comandada por Inácio Vandresen conquistou o troféu Fita Azul, destinado a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada, em um belo sábado com ventos nordeste de 12 nós.

A segunda etapa da temporada contou com aproximadamente vinte embarcações e com dois tipos de percursos na Baía Norte. As classes IRC, ORC, C30, RGS A e Hpe-25 cumpriram um percurso barla-sota com seis pernas, enquanto as classes RGS Cruzeiro A e B, Multicascos e Bico de Proa realizaram um percurso triangular. Fita azul da competição, o Zeus Team faturou o título geral da etapa e levou a melhor na IRC, terminando a frente de Absoluto, vice-campeão, e Argonauta 4, terceiro colocado.

Treinador da flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina, Bernardo Luz integrou a equipe do Zeus Team. O técnico fez questão de frisar a importância de diversos jovens velejadores nas tripulações das classes de vela oceânica. “Desde pequeno eu velejava de Oceano e sempre digo para as crianças que se elas tiverem a oportunidade de velejar em outros barcos que o façam. Quanto mais treino, competição e consciência de velejo eles tiverem melhor será o aprimoramento no monotipo”, falou Bernardo.

Com o objetivo de formar novos velejadores, a Escola de Vela e as flotilhas de Optimist e Vela Jovem do ICSC tem incentivado os atletas mais novos a participarem de competições em outras classes. “Nosso objetivo é formar o maior número possível de velejadores e essa oportunidade que eles têm em velejar em barcos maiores e com velejadores mais experientes é muito importante. Foi uma excelente regata”, explica Lucas Reis, Gerente de Eventos do ICSC.

Além do Zeus Team, Arretado (HPE-25), Corta Vento (C30) e Kiron 4 (ORC) ficaram com os títulos da etapa em suas respectivas classes. Já na classe RGS A o campeão, após o tempo corrigido, foi a embarcação Plancton, seguida por Trinta Reis (vice-campeã) e Bom Abrigo (terceiro colocado).

Na RGS Cruzeiro A o Quival levou a melhor sobre o Zimbrox após o tempo corrigido ficando com o título da Regata Fortalezas, mesma situação do Tinguá 2 sobre o Harmonya na classe Bico de Proa. Fechando o final de semana, Mãe D´Água (RGS Cruzeiro B) e Flying Soul (Multicascos) fecharam o rol de campeões do sábado.

A Copa Veleiros de Oceano conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro

Veja também