APRESENTAçãO E ESTATUTO

imagem destaque

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha é a maior agremiação náutica catarinense e uma das mais importantes do país.

O ICSC constitui-se atualmente em uma entidade reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual, busca o desenvolvimento dos esporte náuticos desde a sua criação e, desde março de 1987, a formação de atletas velejadores de forma organizada. Desde os primórdios, o ICSC revelou grande desenvolvimento do esporte, tendo sido obtidos diversos resultados expressivos. Já em 1945 tivemos o primeiro campeão Brasileiro defendendo a bandeira deste Iate Clube com barcos da classe Sharpie. Da mesma forma, tivemos nesta mesma classe o campeão Walmor Soares, que foi hexacampeão brasileiro, nos anos 1960, 1965, 1967, 1968, 1969 e 1971.

No final da década de 1970, com o aparecimento da classe Hobie Cat, a pentacampeã brasileira, Jacqueline C. de Vasconcellos, que foi campeã em 1979, 1980, 1981, 1982 e 1985, obteve este feito defendendo as bandeiras de nosso Estado e de nosso Iate Clube. Neste período, a vela de competição teve grande impulso em SC e, em especial no ICSCVI, tendo revelado inúmeros campeões regionais, nacionais e internacionais de distintas classes como Marcelo “Gusmão” Reitz, Saul Damiani Filho, Edson Araújo e Sérgio Araújo, dentre vários outros.

O fortalecimento da escola de vela é um projeto há muito tempo almejado pelo Iate Clube, que na prática, vem sendo desenvolvido em escala ainda reduzida mas obtendo resultados expressivos. Como por exemplo, podemos citar que na primeira turma formal da esscola de vela do ICSC-VI comandada pela pentacampeã Jacqueline C. Vasconcellos formou-se André Fonseca, membro atual da equipe olímpica permanente de vela da Confederação Brasileira de Vela e Motor, tripulante dos veleiros Brasil 1 e Delta Lloyd nas duas últimas edições da regata volta ao mundo.

Dando continuidade a essas iniciativas, o Iate Clube tem formado anualmente, em média, 20-25 novos atletas, sendo que muitos desses foram campeões nacionais e internacionais, consagrados e reconhecidos mundialmente, como os atuais integrantes da equipe olímpica permanente de vela, os velejadores Bruno Fontes, na classe Laser, representante do Brasil nas Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012) e o próprio André Fonseca, na Classe 49er. Podemos citar também as duas voltas ao Mundo de veleiro, realizada por uma família de velejadores deste clube, que hoje é reconhecida pelo feito. A Família Schürmann realizou a primeira volta ao mundo de 1984 a 1994, e, mais tarde, realizou a volta ao mundo seguindo a Rota de Fernão de Magalhães. Mais recentemente, a Família Schürmann iniciou mais uma volta ao mundo, com o início da Expedição Oriente.

Em 2005 e 2006, dois dos velejadores capacitados neste Iate Clube participaram da maior e mais tradicional regata de volta ao Mundo, a Volvo Ocean Race. São os atletas André Fonseca e Horácio Carabelli que fizeram parte da tripulação do Brasil 1 na edição 2005-2006 fizeram parte da tripulação dos veleiros Delta Lloyd e Ericsson 4 na edição 2008-2009, respectivamente, sendo este último o campeão geral da regata. André Fonseca voltou a participar da Volvo Ocean Race na edição 2014-2015, desta vez integrando o barco espanhol MAPFRE.

A atividade de formação envolvendo a escola de vela e a manutenção de uma equipe permanente de treinamento demanda muitos recursos de ordem financeira, de infra- estrutura e de pessoal.  Em função do crescente nível dos atletas velejadores nacionais e internacionais, as atividades de descoberta de novos talentos e de aperfeiçoamento dos que já velejam exigem cada vez mais recursos.

As atividades do clube tomam gradativamente proporções que engrandecem os catarinenses e em especial os moradores de Florianópolis. As características favoráveis ao desenvolvimento de esportes náuticos e de construções de bons atletas fazem da capital dos catarinenses um local ideal para a moradia de atletas e apreciadores do esporte. Face ao esforço e apoio do ICSC ao esporte à vela, tendo realizado inúmeros campeonatos regionais, nacionais e internacionais de reconhecida competência e excelência técnica o ICSC, maior clube náutico catarinense, foi reconhecido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) como um Núcleo de Vela de Alto Rendimento, passando a sediar os treinamentos de velejadores da Equipe Permanente de Vela Olímpica do Brasil, como também aos atletas das equipes Pan-americana e de Vela Jovem. Por definição, os núcleos de Vela de Alto Rendimento são clubes com representantes olímpicos ou que se destacam realizando importantes competições nacionais e internacionais. O núcleo é baseado na sede oceânica do ICSC em Jurerê, e tem como objetivo principal o fomento da Vela, seja na formação de velejadores ou na organização e realização de eventos náuticos.

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2017 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design