22/10/2020

Zuriel e Pangea representam o ICSC na 70ª Regata Santos – Rio

Largada será nessa sexta-feira (23), a partir das 12h, na Baía de Santos

Celebrando sua 70ª edição, a Regata Santos – Rio registrou um número recorde de embarcações confirmadas neste ano. Serão mais de 70 barcos na raia superando o recorde de 55 da edição do ano 2000, entre eles dois da flotilha do Veleiros da Ilha. As embarcações Pangea e Zuriel já estão preparadas para a largada da regata, que acontece nessa sexta-feira, a partir das 12h, na Baía de Santos. 

Tanto o Pangea, comandado por Jorge Carneiro, quanto o Zuriel, timoneado por Douglas Branco, competem na classe BRA-RGS. A distância entre Santos e Rio é de cerca de 200 milhas náuticas e, ao que tudo indica, a previsão para a regata é de contra-vento, o que deve deixar a travessia ainda mais difícil. 

A Regata Santos – Rio terá transmissaõ ao vivo pelo  sistema SPOT Brasil, que fará o rastreamento dos veleiros. O link será o http://app.dotshow.com.br/eventos/regatasantosrio/

Veleiros da Ilha conta com três títulos na história da competição:

A presença da flotilha do Iate Clube de Santa Catarina sempre foi muito marcante na Regata Santos – Rio. Por três vezes, embarcações do Veleiros da Ilha venceram a tradicional competição de vela oceânica, sendo a primeira delas em 1997, com o Gosto D´Água, do Comandante Ildefonso Witoslaswki Junior, atual Comodoro do ICSC, como campeão geral. Já em 1999 e 2000, comandando o Scirocco, o Comandante Inácio Vandressen, ex-Comodoro do ICSC, levou sua tripulação ao bicampeonato. 

Mais informações sobre a Regata Santos – Rio:

A 70ª Regata Santos-Rio tem a organização do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro e contra com os apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, da CBVela, e da Prefeitura de Santos. 

Após a disputa da 70ª Santos-Rio será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como o Campeonato Brasileiro da classe ORC.