22/11/2021

Vento nordeste e dia de sol marcam a 19ª Regata Mormaii

Penúltima etapa da Copa Veleiros de Oceano foi realizada neste domingo

Um lindo domingo de sol e vento nordeste presentou os velejadores com ótimas condições para a realização da 19ª Regata Mormaii. Uma das etapas mais tradicionais do calendário de vela de oceano do Iate Clube de Santa Catarina, a competição foi válida como penúltima do ano para a Copa Veleiros de Oceano, com percurso entre a Baía Norte e a Sede Oceânica.

Com ventos de 10-12 nós, a largada da Regata Mormaii ocorreu próximo das 11h, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-mar Norte. Os veleiros largaram de través e seguiram rumo ao norte da Ilha. Os barcos das classes ORC, IRC, C30, HPE-30, HPE-25, RGS, fizeram o percurso com contorno por boreste no mangrulho, passando pela Ilha de Ratones e Ilha do Francês, também por boreste, até a chegada na Sede Oceânica. Já as embarcações da RGS Cruzeiro e Bico de Proa cumpriram o mesmo trajeto, mas ao passar por Ratones Grande montaram uma boia ao Norte por boreste e finalizam a regata em Jurerê. 

O Terroso foi o primeiro veleiro a completar a 19ª Regata Mormaii após quase 2h30 de regata. O resultado deu a embarcação o troféu Fita Azul, além do título na classe ORC. Na RGS A, o vencedor foi o Bruxo, seguido por Argonauta, Blade Runner e Açores III. 

Nas disputas de RGS Cruzeiro A, o Quival levou a melhor, enquanto na RGS Cruzeiro B deu Neon III na primeira posição, seguido por Terra Firme. Por fim, na classe Bico de Proa, o vencedor foi o Harmonya. Maori, em segundo, e Taranis, em terceiro, completaram o pódio.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano ocorre no dia 11 de dezembro. A tradicional Regata Volta à Ilha de Santa Catarina encerra o calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina.