08/02/2020

Vento nordeste e dia de sol fazem a alegria dos velejadores em Jurerê

Mais duas regatas barla-sota foram realizadas neste sábado e campeões serão conhecidos no domingo

Após as tormentas de quinta e o tempo fechado na sexta-feira, finalmente o sol firmou em Jurerê e veio acompanhado do típico vento nordeste, entre 12 e 16 nós, para a alegria dos velejadores que disputam o 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. Após três dias todas as classes somam 5 regatas disputadas (uma de percurso e quatro barla-sota) e neste domingo os campeões serão conhecidos na última regata do programa, com início previsto para às 12h.

Com alto nível técnico, a flotilha de C30 reúne em Jurerê sete dos nove barcos brasileiros em Jurerê. Por se tratar de um evento importante, o Circuito Oceânico vale também como primeira etapa do Campeonato Brasileiro da classe, o que torna as disputas ainda mais competitivas. Após as cinco regatas realizadas, o Caballo Loco manteve a ponta na classificação geral um ponto a frente do Kaikias, atual campeão do Circuito, e neste domingo as duas tripulações vão para água definir quem será o campeão.

Com uma tripulação bem experiente, o Crioula segue dominando a classe IRC com vitórias em quatro das cinco regatas realizadas. A equipe do Rio Grande do Sul lidera a flotilha que ainda conta com mais sete embarcações. Na classe ORC o duelo ficou entre os barcos da Marinha do Brasil, Dourado e Bijupirá, uma vez que o Catuana Kim, até então líder da competição, teve um problema no mastro e precisou abandonar a competição. 

A classe RGS Geral tem boa disputa com sete embarcações a liderança é do Dona Bola, seguido por Garrotilho e Katana II. Já na HPE-25 o Arretado segue velejando muito bem, mesmo após a quebra de seu principal concorrente, o AJX Força 12, que teve problemas no leme. 

As disputas do 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina contam também com bons duelos nas classes RGS Cruzeiro e Bico de Proa. Diferente das demais, as duas classes realizaram três regatas de percurso, uma por dia. Na Bico de Proa o Taichi é o líder. Já na RGS Cruzeiro o Blade Runner venceu duas das três e segue na ponta.

Neste domingo acontece a última regata para todas as classes com início às 12h, enquanto a premiação ocorre ao final da tarde. 

O 31º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.