14/01/2020

Velejadores do ICSC na disputa por vagas no Sul-Americano de Optimist

Três atletas da flotilha do Veleiros da Ilha estão na zona de classificação para o campeonato sul-americano

O penúltimo dia de regatas do 48º Campeonato Brasileiro de Optimist teve clima de decisão em Porto Alegre, sede do evento. Com muitas ondas, ventos rondados e rajadas de até 25 nós, o dia no Veleiros do Sul foi bastante exigente com os atletas, que disputaram três regatas na flotilha ouro (duas na prata). Após dez regatas do programa realizadas, três velejadores do ICSC estão na zona de classificação para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março

Fernando Menezes segue no top-10 ocupando o oitavo lugar na classificação geral com 48pp. Em nono está seu irmão, Guilherme Menezes, com 71pp. Além dos gêmeos, a velejadora Clara Mateus ocupa a 11ª colocação no geral e a quarta entre as meninas, com 72pp. O Brasil pode convocar quinze atletas e necessariamente é preciso de quatro de cada gênero, com as vagas  sendo distribuídas de acordo com a classificação geral.

Ainda pela flotilha ouro, o Iate Clube de Santa Catarina conta com a presença de João Marcelo Carlin, na 27ª posição com 169pp, e Gabriel Vantajo, que teve seu melhor dia em Porto Alegre subindo para o 39º lugar com 240pp. 

Pela flotilha prata, duas regatas foram realizadas nesta segunda-feira. Livia Nogueira teve grande desempenho com um segundo e um terceiro lugar liderando a classificação. Luana Dextré teve ótima participação também, vencendo uma das regatas, e agora ocupa o sétimo lugar geral da flotilha.

O 48º Campeonato Brasileiro de Optimist será encerrado nesta terça-feira com previsão de mais duas regatas para definir os campeões e os 15 atletas classificados para o Campeonato Sul-Americano. 

Foto: Veleiros do Sul