09/07/2015

Veleiros retornam as disputas em Ilhabela em dia difícil

Vento demorou a entrar na raia exigindo paciência dos velejadores no litoral paulista

Nessa quarta-feira, 08, todos as classes voltaram para água para as disputas da Ilhabela Sailing Week. E o dia foi bem difícil para os velejadores. O vento demorou a entrar no Canal de São Sebastião e somente às 16h a Comissão de Regatas conseguiu posicionar os barcos para largada em direção ao norte. Com atraso de quase quatro horas, com chuva e ventos fracos rondados, as equipes precisaram se superar.

Com ventos leste de 5-6 nós, as equipes partiram para uma regata de percurso médio, sendo que as classes HPE 25 e Star não largaram. Na Classe C30, o Zeus Team, do comandante Inácio Vandressen, liderou quase todo o percurso, mas no final acabou ultrapassado pelo vencedor Loyal e também pelo Caballo Loco, fechando a regata na terceira posição.

Com o resultado, a equipe ocupa agora a terceira colocação no Brasileiro de C30, com 17 pontos perdidos após seis regatas. O Caballo Loco lidera com 14pp, seguido pelo Loyal, com 17pp. Já nas disputas da Ilhabela Sailing Week, o Loyal lidera com 3 pontos perdidos, mesmoa pontuação do Caballo Loco. O veleiro do Iate Clube de Santa Catarina é o 3º, com 6 pontos perdidos após duas regatas.

Com 26 barcos na flotilha, a classe ORC é uma das mais concorridas em Ilhabela e o Iate Clube de Santa Catarina conta com três barcos nas disputas. O Catuana Kim, do comandante Paulo Cochi, segue como melhor catarinense na disputa. Após o sétimo lugar na regata dessa quarta, o veleiro ocupa a 5ª posição com 11 pontos perdidos. O Itajaí Sailing Team vem em 7º no geral. Nessa quarta a equipe comandada por Avelino Alvarez acabou na 15ª posição e agora soma 20pp. O Viva Extraordinário, de Eduardo Regua, ocupa a 25ª posição após o 22º lugar na regata.

Fechando a participação da flotilha catarinense nessa quarta-feira, o Açores III terminou a segunda regata da competição em 8º lugar. O veleiro comandado por Adalton Novo ocupa o 9º lugar na RGS-B.

Líderes de cada classe até esta quarta-feira:

ORC Geral e ORC A – Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)

ORC B – Dourado (Escola Naval)

ORC C To Nessa (Renato Faria)

C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)

HPE 30 – Thaiti Nui (Juninho de Jesus)

Clássico – Cangrejo (Ricardo Carvalho)

Mini – Xavante 1 (Karina de Oliveira Santos)

Bico de Proa A – Viveree (Atanawe Boechat)

Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)

 

Resultados completos no site oficial: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015

 

Programação esportiva

– 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

– 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

– 11/07 (sábado), 10h30: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila

#12h: Regatas para todas as classes

# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos