03/05/2021

Veleiros da Ilha será sede do 1º Campeonato Sul-Brasileiro da Classe 29er

Competição será realizada entre os dias 3 e 6 de junho, na Sede Oceânica do ICSC, em Jurerê

A Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, foi confirmada como local da primeira edição do Campeonato Sul-Brasileiro da Classe 29er. O evento está marcado para ocorrer entre os dias 3 e 6 de junho, em Florianópolis. O 29er faz parte das classes de Vela Jovem, sendo um barco de preparação para as categorias olímpicas 49er e 49er FX. 

Está será a primeira edição do evento e a expectativa é bem grande para sua realização. Após um excelente trabalho feito no Optimist, o Iate Clube de Santa Catarina conseguiu formar sua primeira flotilha da classe com três duplas formadas por Clara Mateus Cardoso/Lívia Nogueira, José Irineu/João Marcelo Carlin e Guilherme Menezes/Fernando Menezes. 

“Nós conseguimos formar uma boa turma que saiu do Optimist e agora estão dando sequencia em outra classe. Fomentar as classes de Vela Jovem é muito importante e uma das maneiras de fazermos isso é promovendo campeonatos para que os nossos atletas possam sempre evoluir e trocar experiências com outros competidores”, comenta Rodrigo Ruhland, Vice-Comodoro de Eventos do Veleiros da Ilha.

O evento é aberto a todos os velejadores da classe 29er que estiverem de acordo com o Regulamento 19 da World Sailing e em dia com a anuidade internacional da classe e com suas respectivas Federações Estaduais. Inclusive, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas com a Secretaria de Eventos Náuticos do Veleiros da Ilha através do e-mail eventos@icsc.com.br.

Programação e formato de disputas:

A programação do 1º Sul-Brasileiro de 29er também já está definida. Nos dias 2 e 3 de junho, ocorrem as confirmações de inscrições, na Sede Oceânica, sendo no dia 2, quarta-feira, das 9h às 17h, e no dia 3, quinta-feira, das 9h às 11h. A partir do dia 3 de junho serão realizadas as regatas da competição, sempre com sinal de atenção a partir das 13h.

Estão programadas até 12 regatas, com previsão de 3 regatas por dia. Uma quarta regata poderá ser disputada desde que não adiante a programação do evento. Importante lembrar que não será dado nenhum sinal de partida após às 15h30 do dia 6 de junho. 

Três regatas devem ser completadas para que se constitua a série que terá os seguintes descartes: quando até 5 regatas forem completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações; já quando 6 ou mais regatas forem completadas, a pontuação do barco será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seu pior resultado.

Fotos: William Dias/CDJ e Veleiros da Ilha