03/12/2016

Última etapa da Copa Veleiros de Monotipos começa a definir os campeões estaduais

Etapa ocorreu nesse sábado com chuva e vento nordeste na Sede Central

O primeiro dia de disputas da última etapa da Copa Veleiros de Monotipos foi marcado por chuva e ventos nordeste, que variaram de 5 a 12 nós ao longo do sábado. Mesmo com tempo chuvoso a comissão conseguiu realizar as três regatas previstas para o dia na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina. Com aproximadamente 50 velejadores inscritos na competição, foram montadas duas raias para o evento, uma em frente à Sede Central e outra posicionada em direção ao Sul da Ilha.

A nona etapa da Copa Veleiros de Monotipos vale também como decisão do estadual para as classes Optimist e Snipe, justamente as duas categorias com maior número de participantes. Destaque no primeiro dia para Luccas Romanovski. Adaptando-se muito bem as condições, o velejador venceu as três regatas em disputa na Optimist Veterano abrindo boa vantagem para os adversários. Em quarto lugar após o primeiro dia, José Irineu segue na liderança do Campeonato Catarinense após 13 regatas somadas (contando três etapas) e está bem próximo do título.

Na Optimist Estreante, Lucio Suplici venceu as três regatas do dia e lidera a competição, enquanto Arthur Suplici é o primeiro colocado no Estadual. Ambos velejam pelo LIC (Lagoa Iate Clube).

Com dez duplas inscritas, a classe Snipe presenciou boas disputas na raia montada mais ao Sul da Baía. A condição de vento diminuiu ao longo do dia, exigindo bastante dos velejadores. Felipe Linhares e Samer Kayali venceram duas das três regatas em disputa e assumiram a liderança da competição com quatro pontos perdidos. Daniel Mattos/Michel Durieux aparecem na segunda posição e Roberto Salles/Flavio Lopes estão na terceira posição.

Pelo Estadual, a dupla Felipe Linhares e Samer Kayali segue firme na ponta após os bons resultados desse sábado e agora ambos têm seis pontos de diferença para a dupla Ricardo Grasmann e Henrique Boabaid.

As demais classes são válidas apenas para a 9ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos. Marcia Maciel e David lideram no Dingue, Fábio Ramos é o líder da Laser Radial, André Fonseca e Mario Sergio Jr estão na ponta na 49er e Marcus Gevaerd lidera na Prancha a Vela.