15/01/2020

Três velejadores do Iate Clube de Santa Catarina garantem vaga no Sul-Americano de Optimist

Clara Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes e João Marcelo Carlin farão parte da seleção brasileira que disputará o evento em Mar del Plata, entre 21 e 28 de março

Mais um grande resultado para os atletas do Iate Clube de Santa Catarina. Nesta terça-feira (14) terminou o 48º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado desde o início do mês em Porto Alegre, no Veleiros do Sul. Após o título nacional de Davi Neves, na categoria Estreantes, e do terceiro lugar por equipes, neste último dia de regatas três velejadores do ICSC conquistaram vagas para o Campeonato Sul-Americano, que acontece entre os dias 21 e 28 de março, em Mar del Plata, na Argentina.

Mais uma vez Clara Mateus, Fernando Menezes e Guilherme Menezes serão os representantes de Santa Catarina na seleção que contará com 15 velejadores. Após as doze regatas, o Campeonato Brasileiro foi definido e os catarinenses conquistaram ótimos resultados. Fernando Menezes fechou a competição na sexta colocação, entre os 141 velejadores na disputa, seguido de perto por Clara Mateus, nona no geral e quarta entre as meninas. Já Guilherme, vice-campeão Sul-Americano em 2019, foi o 12º colocado na classificação e vai mais uma vez brigar por pódio na competição.

O Veleiros da Ilha contou ainda com a participação de mais quatro atletas na competição. João Marcelo Carlin fez um grande campeonato e por pouco não ficou com a vaga para o Sul-Americano ao terminar na 20ª posição. Ainda na flotilha ouro, Gabriel Vantajo o 43º, enquanto na flotilha prata Livia Nogueira foi a primeira (72º no geral) e Luana Dextré a 11ª (82º no geral).

O próximo compromisso dos velejadores será a Seletiva, que ocorre entre os dias 2 e 7 de março, definindo as equipes brasileiras para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano.