17/03/2020

Sucesso marca a 1ª edição do Projeto Praia Limpa em 2020

Evento reuniu mutirão de limpeza na Praia em frente a Sede Oceânica do Veleiros da Ilha

Um domingo agitado na Sede Oceânica! Além da etapa inaugural da Copa Veleiros de Monotipos 2020, o fim de semana foi reservado para a primeira edição do Projeto Praia Limpa em 2020. O evento reuniu alunos da Escola de Vela, velejadores das flotilhas de monotipos, colaboradores do ICSC e professores em uma ação socioambiental que faz parte das atividades do Programa Bandeira Azul.

Mais uma vez as crianças tiveram a oportunidade de participar da ação que teve a limpeza na  faixa de areia compreendida entre o rio das Ostras e o Sovaco das Cobras. Mais uma vez foram recolhidas bitucas de cigarro, tampas de plástico, restos de comida e outros itens foram encontrados ao longo do caminho, mostrando que as ações de conscientização ambiental precisam ser frequentes

O Veleiros da Ilha é o primeiro clube da América do Sul a receber a certificação, que conta com o apoio de diversas instituições internacionais e no Brasil é operado pelo IAR- Instituto Ambientes em Rede. O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, promove a participação e eleva a conscientização da sociedade e dos gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos/costeiros, fluviais e lacustres, incentivando a resolução de conflitos locais promovendo o uso racional desta. 

Ações como o Projeto Praia Limpa são frequentes na rotina de atividades do Clube, que conta ainda com treinamentos, palestras e ações sustentáveis envolvendo colaboradores e sócios.