02/04/2018

Sofia Rocha Faria sobe ao pódio no Sul-Americano de Optimist

Em sua estreia na competição, velejadora de apenas 11 anos conquistou o quinto lugar em evento realizado no Uruguai

Vice-campeã brasileira e atual campeã catarinense, a velejador Sofia Rocha de Faria, de apenas 11 anos, concluiu sua participação no Campeonato Sul-Americano de Optimist com um excelente quinto lugar no naipe Feminino. Com mais de 160 velejadores no evento, realizado durante toda a semana passada, em Montevidéu, no Uruguai, a atleta do Iate Clube de Santa Catarina provou seu valor subindo ao pódio em sua primeira participação no evento.

Após vencer uma regata logo no primeiro dia, Sofia foi se adaptando as condições e conseguindo ótimos resultados para consolidar sua campanha na competição internacional. Uma das atletas mais novas da competição, Sofia tem pela frente mais quatro anos de velejo no Optimist o que a deixa bem animada para os próximos desafios.

“Foi muito importante participar de um campeonato fora do Brasil, pois lá estavam os melhores velejadores das Américas e a raia era diferente de todas que eu velejei”, conta. “Tinha ondas bem grandes, muita corrente e dias de vento forte”, acrescenta.

Após os resultados dos dois primeiros dias de competição foram formadas as flotilhas ouro (que seguiam na disputa por pódio), prata e bronze, devido ao grande número de velejadores inscritos. Durante todos os dias a atleta de Santa Catarina mostrou que era preciso ter cabeça no lugar e mesmo passando por algumas adversidades ao longo da semana mostrou personalidade para buscar bons resultados nas regatas finais e terminar o evento entre as cinco melhores velejadoras da América.

“Eu não esperava ficar tão bem colocada nesse campeonato de alto nível e ainda por cima consegui ganhar uma regata. Foi inesquecível”, comemora. Apesar de ser um Sul-Americano, a competição no Uruguai reuniu velejadores de toda a América. Considerando apenas as velejadoras sul-americanas, Sofia encerrou em 4º lugar e em 19º no geral.

Os resultados da competição estão disponíveis no site: 2018southamericans.optiworld.org

Foto: Matias Capizzano