10/07/2017

Semana de Vela de Ilhabela começa com feito histórico do Pajero na regata de abertura

Barco S40 conta com os velejadores André “Bochecha” Fonseca e José Irineu na tripulação. Catarinenses marcam presença no evento.

A 44ª Semana de Vela de Ilhabela teve início nesse domingo (9) com um feito histórico protagonizado pelo Pajero (S40) durante a Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil. O veleiro, que tem os atletas do ICSC André “Bochecha” Fonseca e José Irineu na tripulação, completou as 55 milhas em 6 horas, 6 minutos e 37 segundos, estabelecendo o melhor desempenho da história da competição na regata. O recorde de percurso ainda pertence ao Camiranga (6 horas, 4 minutos 03 segundos), mas o barco tem 65 pés- 25 a mais do que o Pajero.

As condições foram muito boas com vento chegando até 20 nós e o bom entrosamento da equipe, comandada pelo velejador olímpico André Fonseca, foram cruciais para o despenho do Pajero, que em fevereiro conquistou o Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. A regata largou às 11h10 deste domingo (9) e a subida para Alcatrazes foi em vento popa. Após contornar o arquipélago, os barcos voltaram em contravento, mas mantiveram boa média.

Quem também estrou muito bem na competição foi a equipe do Itajaí Sailing Team, comandada por Marcelo Gusmão. O veleiro catarinense teve ótimo desempenho na classe IRC e após os tempos corrigidos figura na segunda posição atrás do Rudá. O Açores III também começou bem a 44ª Semana de Vela de Ilhabela conquistando a terceira posição na RGS. A tripulação comandada por Adalton Novo está atrás de Sargaço e Brekele.

“A Regata foi maravilhosa com ventos norte/nordeste, bem rápida e com muito vento. Os barcos da frente velejaram bem no popa e para nós foi um começo maravilhoso. Estamos cada vez mais adaptados ao barco, já estamos bem melhores que ano passado. Esperamos brigar pelo título na IRC”, explica Marcelo Gusmão, do Itajaí Sailing Team.

Estreando na Semana de Vela de Ilhabela, o Katana terminou a primeira regata da classe C30 na quarta posição. Atuais campões do evento e líderes do Campeonato Brasileiro de C30 após o título do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, a tripulação comandada por Cesar Gomes busca mais um bom resultado no evento.

Além das embarcações catarinenses, muitos velejadores do ICSC participam da Semana de Vela de Ilhabela embarcados em tripulações de outros barcos. Além de Bochecha e José Irineu, no Pajero, representam o clube Matheus Dellagnelo e Henrique Back, no Miragem, e Liana Fragoso, no Cangrejo.

“Essa primeira regata exigiu bastante da nossa tripulação. Além disso, precisamos destacar o alto nível técnico da classe Clássicos”, comentou Liana.

Por fim, o Arretado (HPE25) também estará na raia de Ilhabela, mas ainda não estreou na competição.

Mais informações: http://svilhabela.com.br