12/07/2017

Semana de Vela de Ilhabela 2017 tem segundo dia com novidades no percurso

Estratégia adotada pela organização ocasionou em mudanças aprovadas pelos velejadores na raia do Canal de São Sebastião

Após um dia de descanso depois das disputas da regata longa Alcatrazes por Boreste as 123 tripulações retornaram a raia do Canal de São Sebastião para o segundo dia de competições na 44ª Semana de Vela de Ilhabela. E o dia foi marcado por uma nova estratégia adotada pela organização para evitar que os barcos com calados menores pudessem ter algum benefício nas regatas barla-sota. Várias boias foram colocadas ao longo do percurso proibindo a aproximação às zonas mais rasas com menos correnteza, conhecidas como baixios, o que deixou os veleiros mais embolados.

A mudança foi vista com bons olhos pelos velejadores, especialmente para as tripulações que navegam em veleiros dos barcos maiores. Tripulante do Mirage (ORC), o catarinense Matheus Dellagnelo aprovou a mudança. “A linha marcou bem o canal, deixando a regata bem interessante. Isso causou um tumulto na largada, com pequenos e grandes juntos. Antes os barcos pequenos tinham facilidade em entrar na parte rasa. Está tudo bem aberto”, explica o catarinense, que tem ao seu lado Henrique Back, ambos representando o ICSC no atual campeão da classe. Com uma vitória e o sexto lugar nas duas regatas do dia, o Mirage subiu para quarto lugar na classificação geral.

Logo cima na classificação geral aparece o Pajero. Após um desempenho incrível na regata de percurso, a tripulação do Soto 40 encerrou o dia em terceiro lugar após duas regatas de ventos de 12 a 15 nós de média. “Mais uma vez esse grande gol da Semana de Vela de Ilhabela com duas regatas excelentes. Sempre surpreendendo velejar no canal. Teve muita emoção nas montagens de boia”, aprovou André “Bochecha” Fonseca, que ao lado de José Irineu representa o ICSC na embarcação. Ainda na ORC, o Angela Star VI lidera com o Criuola 29 em segundo.

Katana vence a primeira e entra na briga na C30

Atual campeão da Semana de Vela de Ilhabela, do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina e líder do Campeonato Brasileiro 2017, o Katana, comandando por Cesar Gomes, recuperou-se na competição e já aparece em terceiro lugar na classificação geral da C30. Nessa terça-feira a tripulação catarinense conseguiu vencer a primeira das duas regatas e agora soma 9 pontos perdidos, atrás do Caballo Loco (2º) e Caiçara (1º).

Pela Classe IRC, o Itajaí Sailing Team está no sexto lugar na classificação geral. A equipe comandada por Marcelo Gusmão conta com alguns velejadores do ICSC em sua tripulação. A liderança da classe segue com o Rudá, mas as disputas estão abertas ainda com muitas regatas pela frente. Entre os RGS, o Açores III, do comandante Adalton Novo, completou a única regata do dia para a classe na 14ª posição.

Velejando como timoneira do Cangrejo, a velejadora do ICSC Liana Fragoso ajudou a tripulação a subir para o 3º lugar na classificação geral da APS. Já a classe HPE-25 faz sua estreia na Semana de Vela de Ilhabela nesta quarta-feira (12) com presença do Arretado representando o ICSC.

Para mais informações: http://svilhabela.com.br

Fotos: Eduardo Grigaitis Gomes | Balaio