09/12/2017

Sábado esquenta briga pelos títulos estaduais na Sede Central

Última etapa da Copa Veleiros de Monotipos define os campeões catarinenses de Optimist e Snipe

Começou neste sábado a última etapa da Copa Veleiros de Monotipos, evento que encerra as atividades do calendário náutico 2017 do Iate Clube de Santa Catarina. Como tem acontecido nos últimos anos, à etapa final ocorre na Sede Central e neste sábado o primeiro dia de regatas teve outros ingredientes para deixar o final de semana ainda mais importante uma vez que a competição define também os campões estaduais das classes Optimist e Snipe.

Com vento sudeste variando entre 10 e 12 nós na Baía Sul, próximo a Ponte Hercílio Luz, a comissão pode realizar as três regatas programadas para esse sábado e o “pega” foi emocionante em todas as classes. Após o acumulado das regatas o jovem Davi Neves lidera a flotilha de Optimist Estreante na etapa e no Estadual, mas com a disputa em aberto. Apenas quatro pontos separam o líder do segundo colocado, Gabriel Vantajo, na disputa pelo título catarinense.

Entre os Optimist Veteranos o equilíbrio é ainda maior com três velejadores empatados em números de pontos na primeira posição. Guilherme Menezes, Francisco Bittar e Sofia Rocha de Faria acumulam 16 pontos com vantagem para Guilherme (que venceu as três regatas do dia) no desempate, seguido por Francisco e Sofia.

Na classe Snipe o panorama é o mesmo com uma ótima disputa entre os líderes. Alex Juk e Piero Furlan assumiram a ponta na classificação geral com o mesmo número de pontos de Felipe Linhares e João Gerônimo, ambos com 27 pontos no acumulado. Alex e Piero somam um primeiro lugar a mais do que os adversários. Logo atrás, com 29 pontos, aparecem Adriano Santos e Christian Franzen, prometendo um duelo incrível neste domingo.

Pela Copa Veleiros de Monotipos, Fábio Ramos venceu as três regatas do dia e lidera a flotilha de Laser Radial, assim como Rogério Vasconcellos no Laser Standard. Rafael Servaes lidera no 4.7, mesma situação de Marcilio Costa e Bernardo Costa no Dingue.