13/03/2015

Sábado define os brasileiros classificados para o Mundial de Optimist

Equipe brasileira será formada após o último dia de disputas do Campeonato Sul-Brasileiro, em Florianópolis.

Atual bicampeão brasileiro de Optimist, o gaúcho Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, mostrou todo seu talento vencendo as três regatas do dia no Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. Líder da seletiva para o mundial, o atleta dominou as disputas nessa sexta-feira. Seu companheiro de clube, Lucas Stolf, também teve um dia bem produtivo e assumiu a liderança na Estreante.

Diferente do que estava previsto, o vento nordeste ditou o ritmo das duas primeiras regatas, com rajadas de 10 nós. Porém, ao longo do dia, as condições foram mudando e a Comissão de Regatas alterou o percurso da última largada do dia, devido os ventos lestes de 7 nós.

Líder da Seletiva, o gaúcho Tiago Quevedo chegou à Florianópolis como um dos grandes favoritos para o título. Após dois dias de competição, o velejador ocupava a décima nona posição, mas nessa sexta-feira, após vitórias em todas as regatas, o atleta do Veleiros do Sul assumiu a dianteira, com 18 pontos perdidos.

 

O pernambucano Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube, também teve um dia positivo e passou a vice-liderança da competição. Com 23 pontos perdidos, o atleta, que também ocupa a vice-liderança da seletiva, Tiago deu um grande passo para ficar com uma das cinco vagas para o Mundial na Polônia. Gabriel Camargo, 3º na Seletiva, ocupa o mesmo lugar no Campeonato Sul-Brasileiro, com apenas um ponto atrás do vice-líder Tiago Monteiro.

Os catarinenses tiveram um dia com bons resultados. Guilherme Durieux velejou muito bem e após um 5º, 7º e 5º assumiu a 11ª posição geral entre os 94 velejadores da flotilha. O atleta do Iate Clube de Santa Catarina cresceu bastante na competição. Guilherme Berenhauser venceu mais uma regata nessa sexta e agora é o 13º. Rafael Servaes é 20º, seguido por Thiago Pereira (45º), Samer Kayali (49º), José Irineu (72º) e Lucas Miguel (74º), todos do Iate Clube de Santa Catarina.

Veleiros do Sul lidera também na Estreante:

O gaúcho Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, manteve a regularidade e nessa sexta-feira assumiu a liderança na Estreante após vencer as duas regatas disputadas em Jurerê. No duelo com o pernambucano João Cardoso, o atleta de Porto Alegre, acabou levando vantagem e após o descarte aparece três pontos à frente de seu principal adversário na corrida pelo título.

Os dois terceiros lugares nessa sexta-feira deixam João, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com oito pontos perdidos. Em terceiro lugar está o gaúcho Pedro Amine, também do Veleiros do Sul. Pedro soma onze pontos perdidos após o descarte.

O melhor catarinense na disputa segue sendo o atleta do Lagoa Iate Clube Tiago da Silva, que após um 11º e um 6º passa a ocupar a sétima posição na classificação geral.

Competição define equipe brasileira para eventos internacionais:

O Campeonato Sul-Brasileiro tem um peso importante para os velejadores de Optimist. Em 2015, a competição sediada pelo Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha – define os cinco classificados para o Mundial da classe, na Polônia, entre os dias 25 de agosto e 05 de setembro. A definição acontece após serem somados os pontos do Brasileiro e do Sul-Brasileiro.

Além dos cinco classificados para o mundial, a seletiva aponta também os quatro velejadores classificados para o Campeonato Europeu (3 – Masculino e 1 – Feminino), a ser realizado no Reino Unido, entre os dias 17 e 24 de julho, e os 15 atletas que farão parte da equipe nacional para o Campeonato Norte-Americano (11 – Masculino e 4 – Feminino), em Antigua, entre os dias 05 e 12 de julho.