19/11/2016

Sábado de sol e bons ventos pela Copa Veleiros de Monotipos

Três regatas foram realizadas nesse sábado em Jurerê

Ventos de 12 a 18 nós de direção sueste, céu limpo e sol. Esse foi o cenário que Jurerê proporcionou aos mais de cinquenta velejadores que participaram do primeiro dia de regatas da 8ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos, nesse sábado, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina.

A Comissão realizou as três regatas previstas para o primeiro dia e mais uma vez a classe mais numerosa foi a Optimist. De olho no Brasileiro que acontece em Vitória (ES) em janeiro, os atletas da flotilha do ICSC ditaram o ritmo nesse sábado, com destaque para José Irineu, que venceu duas em três e lidera a competição cinco pontos, quatro à frente de Lucas Romanovski, também do ICSC. João da Silva, do LIC, vem logo atrás, com onze pontos perdidos. Já entre os Estreantes, Maria Sambatti venceu todas as regatas até o momento.

Com dez duplas na água, a classe Snipe também teve um dia bastante competitivo em Jurerê. As largadas foram decisivas nesse sábado, sendo que Alex Juk e Guilherme Takaese souberam aproveitar melhor as condições da raia para vencer duas das três regatas em disputa. A diferença dos líderes é de quatro pontos para os experientes Adriano Santos e Christian Franzen e de cinco para as duplas Daniel Mattos/Michel Durieux e Roberto Salles/Victor Oliviera.

Terceiro colocado no Sul-Brasileiro de Laser, na última semana, Alex Veeren foi o primeiro colocado em todas as regatas desse sábado, em um duelo particular com Henrique Back, que velejou a todo momento muito próximo do companheiro de flotilha. Pedro Buso, do LIC, lidera na 4.7, enquanto Henrique Grisard e Francisco Carvalho aparecem na ponta entre os Dingues. Na 49er, André Fonseca e Mario Jorge lidera lidera a competição.