04/03/2017

Ricardo Halla e Marcela Mendes conquistam o 43º Campeonato Sul-Brasileiro de Hobie Cat

Dupla do ICSC levou a melhor entre os HC 16. Na HC 14, o catarinense Adam Mayerle garantiu o título

A dupla de velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Ricardo Halla e Marcela Mendes, confirmou o bicampeonato do Campeonato Sul-Brasileiro de Hobie Cat, disputado de quinta até sábado em Florianópolis. A disputa foi definida apenas nas últimas regatas da competição com vantagem de apenas dois pontos dos catarinenses para a dupla paulista Felipe Frey e Geisa Frey.

Após começarem o evento com três vitórias, Ricardo e Marcela viram a diferença cair para apenas dois pontos após um dia quase perfeito dos paulistas na sexta. No último dia, Felipe e Geisa venceram a primeira regata, mas sofreram uma quebra na segunda penúltima regata do evento. Enquanto isso, a dupla do ICSC manteve a consistência durante todo o evento, com dois segundos e um 3º no sábado. João Kraemer e Daniele Capiotti (RS) fecharam o evento na 3ª posição.

“Jurerê sempre é bom. Vento nordeste todos os dias, o que proporcionou um campeonato bem disputado. Definimos apenas no final”, comentou Halla. “Tivemos um pouco de sorte no fim, pois a dupla e São Paulo quebrou na penúltima regata. Ganhar em casa é muito bom, essa não é a primeira vez que ganhamos aqui. Agora é focar no Brasileiro que vale vaga para o mundial”, comentou.

“A condição estava perfeita. Conseguimos velejar muito bem, além disso a gente conhecia bem a raia o que contribui bastante para o resultado”, comemorou Marcela Mendes, proeira do barco.

O último dia de regatas em Jurerê foi ainda melhor do que a quinta e sexta. O vento nordeste manteve-se firme, mas ganhando força, soprando entre 12 e 17 nós o dia todo. Com o título em Florianópolis, Ricardo Halla e Marcela Mendes repetem a campanha vitoriosa de 2016, quando terminaram a competição em primeiro lugar em Foz do Iguaçu.

Entre os Hobie Cat 14 só deu Santa Catarina no pódio. Após chegarem empatados ao último dia, Adam Mayerle e Henrique Gomes travaram um belo duelo pelo título, com vantagem final para Adam, que venceu duas das três regatas contra Henrique. Ao final, apenas um ponto separou os competidores. Eduardo da Silva completou o pódio.

A competição em Florianópolis reuniu vinte cinco embarcações, sendo catorze na classe Hobie Cat 16 e onze na Hobie Cat 14. O Campeonato Brasileiro de Hobie Cat será realizado entre os dias 10 e 18 de novembro, em Porto Alegre, no Clube dos Jangadeiros.

Classificação após três regatas:

Hobie Cat 16:

1 – Ricardo Halla/Marcela Mendes (SC) – 11pp

2 – Felipe Frey/Geisa Frey (SP) – 13pp

3 – João Kraemer/Daniele Capiotti (RS) – 15pp

4 – Mario Dubeux/Karoline Bauermann (RS) – 23pp

5 – Ricardo Lowy/Nathassia Kadletz – 32pp

Hobie Cat 14:

1 – Adam Mayerle (SC) – 10pp

2 – Henrique Gomes (SC) – 11pp

3 – Eduardo da Silva (SC) – 20pp

4 – Alexandre Serratine (SC) – 23pp

5 – Klaus Muller (SC) – 32pp