02/02/2018

Regatas técnicas e vento constante no segundo dia de Circuito Oceânico

Sexta-feira foi marcada por duas regatas barla-sota e estreia de duas raias em Jurerê

Sexta-feira de sol, vento leste, céu aberto e raia cheia. Do jeito que deve ser! Foi assim que transcorreu o segundo dia de competições do 29º Circuito Oceânico em Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. Marcado pela estreia da raia dupla com regatas barla-sota para as classes IRC, ORC, HPE-25, RGS, e de percurso para as classes Multicascos, RGS Cruzeiro e Bico de Proa, a sexta-feira foi perfeita, com disputas acirradas e marcadas pelo alto nível técnico entre as equipes.

Bem entrosados, a tripulação gaúcha do Stand By Me aproveitou as condições de 8 a 11 nós de vento leste para assumir a liderança entre os barcos da classe ORC. Com cinco pontos perdidos até o momento, a equipe lidera com um de vantagem para o Catuana Kim e dois para o Ângela Star VI.

“Tivemos um dia muito bom. Treinamos muito com esse barco e sabíamos que nessas condições de vento médio tínhamos tudo para fazer boas regatas. Acertamos as manobras, os jibes e as montadas de boia”, comemorou Adriano Santos, integrante do Stand By Me.

Na IRC, o Itajaí Sailing Team manteve o bom aproveitamento e com uma vitória e um segundo lugar continua firme na liderança. Com diversos barcos de alta performance na raia, o comandante Marcelo Gusmão mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipe e deixou claro que a disputa será acirrada até o último dia.

“Para nós que estamos competindo é excelente ter as regatas com altíssimo nível técnico. Temos equipes compostas por velejadores olímpicos, com experiência em mundiais e pan-americanos e isso só traz coisas boas para a competição. Fizemos ótimas regatas e todos os resultados estão sendo definidos nos detalhes. Com certeza será assim até o fim”, comenta Marcelo Gusmão.

Na RGS Geral a tripulação do Caulimaran mostra que é uma das favoritas velejando sempre de maneira consistente. Com três vitórias a equipe segue com 100% de aproveitamento na classe, com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Já na HPE-25 a disputa será intensa até o final. Com duas vitórias e um segundo lugar o Força 12 lidera com apenas dois pontos sobre o Arretado, que nessa sexta venceu uma regata e embolou a disputa.

Na Bico de Proa A o Harmonya lidera, assim como o Astral na RGS Cruzeiro e Tico Tiko na Multicascos. Nesse sábado a previsão é de mais duas regatas barla-sota para as classes IRC, ORC, HPE-25 e BRA-RGS e de regata de percurso para as classes Multicascos, Bico de Proa e Rgs Cruzeiro.

Líderes após as regatas de sexta-feira:

ORC: Stand By Me

IRC: Itajaí Sailing Team

HPE-25: Força 12

RGS Geral: Caulimaran

RGS Cruzeiro: Astral

Multicascos: Tico Tiko

Bico de Proa A: Harmonya

 

Serviço: 29º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê

Data: 01/02/2018 a 04/02/2012

Horário de largada: 11h (no dia de Regata Longa) e 12h (nos dias de Barla-Sota e Percurso Médio).

O 29º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarian conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro