17/06/2019

Regatas Lineares fecham o primeiro semestre de etapas da Copa Veleiros de Oceano

Competição reuniu a flotilha oceânica do Veleiros da Ilha em dois belíssimos dias de regatas em Jurerê

Um final de semana perfeito marcou o encerramento do primeiro semestre de competições pela Copa Veleiros de Oceano. Com vento nordeste e sol no sábado e domingo quase vinte embarcações prestigiaram as Regatas Lineares em Jurerê, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, na etapa que também valeu como abertura do Campeonato Estadual de Oceano.

Diferente das demais etapas do calendário, que ocorrem com regatas de percurso, a etapa deste final de semana foi realizada com disputas barla-sota, caracterizadas por serem regatas mais técnicas e com manobras nas montagens de boia. Conforme previsto, a comissão conseguiu realizar as quatro regatas previstas para o final de semana, sendo duas no sábado e duas no domingo.

Ao final das disputas foram conhecidos os vencedores de cada categoria, com destaque para a flotilha da classe RGS A, com maior número de embarcações: 9. No sábado, o Bruxo dominou as disputas vencendo as duas regatas do dia e no domingo a tripulação repetiu o feito levando a melhor em todas as regatas para garantir o título da etapa. Com nove pontos perdidos, o Katana II fechou a classificação com o vice-campeonato e o Biruta foi o terceiro colocado, com 16.

Pela classe RGS B, Vingador, Catarina e Vento Solar travaram uma boa disputa pelo título da etapa e ao final das quatro regatas o Vingador levou a melhor, com três vitórias. A embarcação somou 6pp contra 7pp do Catarina, vice-campeão, e 11pp do Vento Sola, terceiro colocado.

Outra disputa bem interessante ocorreu na classe HPE-25. Com duas equipes na água a classe de barcos one design proporciona momentos de muito equilíbrio e uma disputa bem aquecida, como na primeira regata de sábado, vencida pelo veleiro Arretado por apenas  dois segundos. Após perder o primeiro duelo, o Força 12 se recuperou vencendo as três regatas seguintes para confirmar o título da etapa com 5pp contra 7pp do Arretado.

Nas classes IRC e ORC o Itajaí Sailing Team levou o troféu de campeão, enquanto o Corta Vento foi o vencedor na classe C30. Na RGS Cruzeiro A deu Quival na ponta e na RGS Cruzeiro B o título ficou com o Maneiro.

Agora a Copa Veleiros de Oceano faz uma pausa e retorna no mês de agosto. Em julho o foco da flotilha oceânica do ICSC está voltado para as disputas da Semana de Vela de Ilhabela, que ocorre entre os dias 13 e 20.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.