Notícias

LEAO1154
02/07/2018

Regatas Lineares definem os campeões

Etapa contou pontos para a CVO e Campeonato Catarinense de Oceano

O primeiro semestre do calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina chegou ao fim nesse final de semana. Durante o sábado e domingo a flotilha oceânica do ICSC se fez presente na raia de Jurerê para as disputas das Regatas Lineares, competição que valeu pontos tanto pela Copa Veleiros de Oceano como para o Campeonato Catarinense de Oceano. Lembrando que essa é a única etapa do ano realizada no formato barla-sota e disputado em dois dias, com quatro regatas na disputa que marca a pausa de meio de ano antecipando a Semana de Vela de Ilhabela.
Por se tratarem de regatas mais técnicas, as disputas barla-sota exigem ao máximo das embarcações, com manobras precisas e disciplina tática das tripulações. Não à toa a maioria das disputas entre classes foi bem apertada e decidida por pequena margem de diferença entre as equipes. Na classe ORC Catuana Kim, Kiron 4 e Absoluto duelaram até o fim pelo primeiro posto. Após quatro regatas melhor para o Catuana Kim, vencedor de três das quatro regatas em disputa. Com 5 pontos perdidos, a tripulação levou a melhor sobre Kiron 4 (7pp) e Absoluto (13pp).
Na IRC um cenário parecido com a ORC, tendo o Itajaí Sailing Team comandando a flotilha com três vitórias em quatro regatas. Tanto Zeus Team quanto Argonauta 4 e Abosluto fizeram bastante força, mas a equipe itajaiense levou a melhor com pequena vantagem (apenas dois pontos) sobre a tripualçao do C30 Zeus Team. No final, título com 5pp contra 7pp do Zeus, 14pp do Argonauta 4 e 15pp do Absoluto.
Em uma das disputas mais emocionantes do final de semana, o Katana II saiu da parte inferior da classificação no primeiro dia para liderar a competição após quatro regatas. Com duas vitórias nas regatas realizadas nesse domingo, a equipe comemorou o título da etapa com apenas um ponto de diferença sobre o vice-campeão Garottilho. Biruta, vencedor da primeira regata, acabou na terceira posição, e Açores III veio logo atrás em quarto.
Destaque também para a disputa geral na RGS. O Vingador confirmou o título na RGS B, assim como o Arretado na HPE-25 e Zeus Team na C30, com bons pegas envolvendo as cicno embarcações na disputa da RGS A + B. Já na RGS Cruzeiro A o Klymmp confirmou a conquista do título somando três das quatro vitórias possíveis na competição, em uma disputa acirrada com o Quival, vencedor da regata final da competição.
A Copa Veleiros de Oceano conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2018 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design