15/11/2016

Regata Marejada confirma sucesso em sua 12ª edição com boas disputas

Percurso de 32 milhas náuticas entre Florianópolis e Itajaí foi marcado por lindo dia de sol e vento sul.

A 12ª Regata Marejada, um dos eventos mais aguardados da temporada de vela oceânica catarinense, proporcionou as tripulações um velejo especial nesse sábado, quando treze embarcações largaram de Jurerê rumo a Itajaí com a companhia do vento sul. Com rajadas de até 20 nós, a regata se tornou ainda mais técnica para a alegria das equipes. Além disso, a previsão de chuva foi contrariada por uma linda tarde de sol completando um cenário perfeito ao longo das 32 milhas – Confira o vídeo da regata em nosso canal no Youtube clicando aqui

As primeiras classes a largar foram RGS e Início/Retorno, que deram início à competição às 10h. Com o maior número de veleiros inscritos, a RGS A contou com uma disputa particular entre os veleiros Plâncton e Açores III. Apesar de ser um evento de percurso longo, o título da etapa foi definido por uma pequena margem de diferença após o tempo corrigido com vitória para o Plancton com pouco mais de um minuto de vantagem sobre o Açores III. Atual campeão brasileiro da classe, o Zephyrus veio em terceiro, seguido por Bruxo, Bom Abrigo e Taura 1.

Na RGS Cruzeiro, o Xamego levou a melhor sobre Quival após o tempo corrigido, enquanto na Início Retorno o Guga Buy foi o vencedor na disputa particular com o Mar Sem Fim.

Os barcos mais velozes, das classes C30, IRC, largaram às 11h e deram uma verdadeira aula de velejo. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o Itajaí Saling Team, levando pelo segundo ano o Troféu Fita Azul. A equipe da casa foi recebida pelo público que lotou a Vila da Regata, em Itajaí, seguido pelo Terroso, segundo colocado na classe IRC. Segundo veleiro mais veloz do dia, o Zeus Team, completou a regata em primeiro lugar na C30.

Válida como nona etapa da Copa Veleiros de Oceano, a Regata Marejada contou também como último evento do Campeonato Estadual de Oceano, definindo os campeões catarinenses de 2016. Confira a lista dos vencedores:

Campeões estaduais:

RGS Cruzeiro: Quival – Comandante Édio Luz

RGS A: Açores III – Comandante Adalto Novo

C30: Zeus Team – Comandante Inácio Vandresen

ORC: Absoluto – Comandante Pedro Prosdócimo

IRC: Itajaí Sailing Team – Comandante Marcelo “Gusmão” Reitz

A décima e última etapa da Copa Veleiros de Oceano será realizada no dia 10 de dezembro, quando são esperados dezenas de embarcações para a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina. O evento chega a sua 48ª edição em 2016.

Projeto de Lei de Incentivo:

A Copa Veleiros de Oceano é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.