27/01/2016

Regata Longa abre o 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

Atual bicampeão, Ângela Star VI, do Rio de Janeiro, foi o Fita Azul na abertura da competição.

Começou nessa quarta-feira, 27, o 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, principal competição de vela oceânica do estado. E o primeiro dia foi composto por uma Regata Longa em ótimas condições de vento sul, que variaram entre 10-12 nós no início da regata e chegaram aos 20 nós ao longo do dia. Atual bicampeão na ORC, o Ângela Star VI, foi o Fita Azul.

Divididos em dois grupos, as embarcações das classes ORC, IRC, C30 e HPE-25 cumpriram o percurso saindo próximo da Sede Oceânica, em Jurerê, passando pela Ponta do Forte, Ilha do Francês, Cachoeira do Bom Jesus, Ilha do Arvoredo, Ilha do Mata Fome, novamente Ilha do Francês retornando a chegada.

Bem acostumados as condições de Jurerê, o carioca Ângela Star dominou a regata do início ao fim, completando o percurso quase sete minutos à frente do segundo colocado após o tempo corrigido. Único HPE-25 na competição, o Força 12 mostrou que está com a tripulação bem entrosada e acabou em segundo lugar. Campeão na RGS Geral em 2015, o Flash Best Fellow velejou muito bem nessa quarta e foi o terceiro no geral da ORC.

Atual campeão da competição na classe C30, o veleiro Zeus também teve um dia excelente, acertando nas escolhas durante a regata. “Hoje (qauarta) foi um dia muito bom. Conseguimos ser bem rápidos e velejamos muito bem. A gente sabe que contra os barcos maiores será difícil manter-se na frente, mas hoje conseguimos segurar bem, chegando à frente de muitos deles. Esperamos fazer uma boa competição na C30”, disse Felipe Linhares, timoneiro do veleiro Zeus, vencedor do dia na classe C30.

Vice-campeão em 2015, o Itajaí Sailing Team apresentou um barco novo para a temporada 2016 e neste primeiro dia foi o grande vencedor na classe IRC. Destaque também para o Bruxo, que após o tempo corrigido conquistou a vitória colocando quase sete minutos de vantagem para o segundo colocado, Zephyrus, na RGS Geral. Fechando a quarta-feira, o Blu 1 foi o melhor na Bico de Proa.

Seguindo o cronograma, nessa quinta-feira (28) serão disputadas duas regatas Barla-Sota, realizada entre boias posicionadas de modo que parte do percurso é feita contra o vento e parte a favor do vento.

Classificação após uma regata
ORC Geral:
1º Ângela Star VI – 1pp
2º Força 12 – 2pp
3º Flash Best Fellow – 3pp

ORC 500:
1º Ângela Star VI – 1pp
2º Zeus Team – 2pp
3º Rudá – 3pp

ORC 600:
1º Força 12 – 1pp
2º Flash Best Fellow – 2pp
3º Melody 5 – 3pp

IRC:
1º Itajaí Sailing Team – 1pp
2º Boto IV – 2pp

C30:
1º Zeus Team – 1pp
2º Katana – 2pp
3º Corta Vento – 3pp

RGS Geral:
1º Bruxo – 1pp
2º Zephyrus – 2pp
3º Inae – 3pp

RGS A:
1º Inae – 1pp
2º Açores III – 2pp
3º Jylic II – 3pp

RGS B:
1º Bruxo – 1pp
2º Zephyrus – 2pp
3º Massu – 3pp

Bico de Proa:
1º Blu 1 – 1pp

HPE-25:
1º Força 12 – 1pp

O 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina conta com o apoio da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – da FEISC – Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina – CBVela – Confederação Brasileira de Vela – Fields e D´Vie Joalheria. O evento é organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina.