24/04/2015

Regata Fortalezas/Biogenetika acontece neste final de semana em Florianópolis

Terceira etapa da Copa Veleiros de Oceano terá largada neste sábado, 25, às 12h.

A flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina retorna ao mar neste sábado para as disputas da terceira etapa da Copa Veleiros de Oceano. A Regata Fortalezas, que conta com o patrocínio da Biogenetika, tem largada prevista para o meio dia, nas proximidades do Forte Santana, embaixo da Ponte Hercílio Luz.

São esperadas aproximadamente trinta embarcações das classes C30, RGS, ORC, Proa Rasa e HPE25, nesta que é uma das regatas mais tradicionais do calendário de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, realizado em parceria com a Flotilha Catarinense de Veleiros Oceano.

A previsão é de clima ameno e vento sul entre 10 e 15 nós para o horário da largada, o que deve tornar as disputas no percurso ainda mais interessantes. Com isso, os veleiros devem largar com as velas balões içadas, colorindo a Baia Norte. As embarcações passam pelo Forte Santo Antônio de Ratones, na Ilha Ratones Grande, contornam uma boia em frente ao Forte de São José da Ponta Grossa (somente para os barcos mais rápidos) e outra junto ao Forte Santa Cruz de de Anhatomirim, na Ilha de Anhatomirim, antes de retornar ao Forte de Santana, local também da chegada.

Abril o mês da vela em Santa Catarina:

A disputa da Regata Fortalezas marca o final de um mês totalmente dedicado a vela em Santa Catarina. Durante as últimas semanas o estado respirou os ares das regatas oceânicas com a presença de alguns dos melhores velejadores do mundo em Itajaí e Florianópolis.

A Volvo Ocean Race, maior regata volta ao mundo, desembarcou no estado trazendo a bordo dos velozes veleiros de 65 pés, entre muitos velejadores, o atleta do Iate Clube de Santa Catarina André “Bochecha” Fonseca, da equipe MAPFRE. Durante as duas semanas, mais de 350 mil pessoas visitaram a vila, um recorde.

Já em Florianópolis, entre os dias 11 e 16 deste mês, os velozes S40 desembarcaram em Jurerê, para as disputas do Mundial de Soto 40, o primeiro realizado em águas de Florianópolis. Campeões olímpicos e mundiais marcaram presença no evento, que é considerado um dos mais importantes já realizados pelo Iate Clube de Santa Catarina.

Além das competições em água, fora delas o estado recebeu a presença de duas ilustres velejadoras. Izabel Pimentel apresentou a palestra “Como vencer as nossas dificuldades e chegar aos nossos objetivos”, além de lançar seu livro “Mar Vermelho”. Isabella Souza Nicolas também compareceu ao Iate Clube para a exibição do filme “Mar me Quer” e lançamento do livro que leva o mesmo nome.

Copa Veleiros de Oceano:

Com dez etapas programadas para o ano de 2015, a Copa Veleiros de Oceano é um dos mais tradicionais circuitos do gênero no país. Após as disputas da Centro-Jurerê e da Regata Cidade de Florianópolis, além da Regata Fortalezas que acontece neste sábado, estão programadas as seguintes provas: Regata Tripulação (Maio), Regata Lineares (Junho), Regata Baía Sul (Agosto), Regata Arquipélago (Setembro), Regata Mormaii/Bombinhas (Outubro), Regata Marejada (Novembro) e a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o ano no mês dezembro.