22/03/2018

Regata Cidade de Florianópolis ocorre nesse sábado

Segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano faz parte do calendário de comemorações do aniversário da cidade

Neste sábado (24) acontece a segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano e a competição desse final de semana tem uma conotação ainda mais especial. A Regata Cidade de Florianópolis faz parte do calendário de comemorações dos 345 anos da capital catarinense e a expectativa é de mais um dia de bons ventos e raia cheia, assim como foi na abertura da temporada no começo do mês.

O primeiro evento do ano foi a Regata Fortalezas, que teve como Fita Azul (primeira embarcação a completar o percurso) o veleiro Argonauta 4. Assim como na etapa de abertura da Copa Veleiros de Oceano, a largada será na Baía Norte, mas com um percurso diferente e bastante competitivo. Os veleiros das classes ORC, IRC, C30 e HPE-25 cumprem o percurso de barla-sota, com largada às 12h, em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. As boias 1 e 3, pertencentes a regata dessas classes, serão colocadas nas proximidades do mangrulho e próxima a linha de largada.

Já as classes RGS A e B, RGS Cruzeiro A e B, Multicascos e Bico de Proa farão um percurso com dois triângulos pelas boias 1, 2 e 3, sendo que a boia 2 estará nas proximidades da Ponta do Leal. O percurso para essas classes obedece a seguinte ordem de boias: largada, boia 1, boia 2, boia 3, boia 1, boia 2 e chegada.

Tradicionalmente realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina a Copa Veleiros de Oceano 2018 conta com as seguintes etapas: Regata Fortalezas (março, já realizada), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Tripulação (maio), Regatas Lineares (junho), Regata Baía Sul Guilherme Bernard (agosto), Regata Arquipélago (setembro), Regata Marejada (outubro), Regata Mormaii (novembro) e Regata Volta a Ilha (dezembro).

A Copa Veleiros de Oceano conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.