23/08/2021

Regata Baía Sul marca o retorno da Copa Veleiros de Oceano com raia cheia

Etapa foi realizada na Sede Central com boas disputas e confraternização após a regata

Mais um sábado para ficar guardado na memória dos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina. Após a realização da Copa Veleiros de Monotipos, no final de semana de dia dos pais, neste sábado (21) foi vez das tripulações da flotilha de vela oceânica voltarem às disputas. E, repetindo o cenário de duas semanas, mais uma vez o clima foi perfeito. Raia cheia, bom presença dos associados, disputas acirradas e confraternização após o término da regata marcaram um lindo dia de sol na capital catarinense.

Na raia, os velejadores precisaram encarar as condições de vento, que soprou bem fraco de nordeste. Com 22 embarcações inscritas, a etapa teve início em frente a Sede Oceânica do Veleiros da Ilha. Catuana Kim, Zeus Team, Arretado/Ratones e Argonauta foram as tripulações que saíram na frente e lideraram a flotilha desde o começo. Aos poucos, foram abrindo vantagem para o restante e ampliando a liderança.

Após quase duas horas de regata, os quatro cruzaram a linha de chegada com tempos bem próximos. O Catuana Kim foi o fita azul, seguido por Zeus Team, Argonauta e Arretado. Após os primeiros fecharem a regata, o vento baixou ainda mais e só entrou quase uma hora depois, o que beneficiou os quatro primeiros colocados. 

O Catuana levou o título da classe ORC, enquanto o Zeus (C30), Argonauta (RGS) e Arretado (HPE-25) foram os demais vencedores. Na classe RGS, a flotilha seguiu com Neon III, vice-campeão, Pangea (3º), Blade Runner (4º) e Açores III (5º), respectivamente, após o tempo corrigido. 

Pela classe RGS Cruzeiro, mesma situação envolvendo Quival e Mako IV. A tripulação do Quival aproveitou melhor as condições e cruzou em primeiro lugar, enquanto o Mako IV foi pego de surpresa e terminou em segundo. Pela classe Bico de Proa, o Torii levou a melhor, à frente de Sawi-di, segundo, Matrix, terceiro, e Aracate, em quarto.

Em terra, os velejadores foram recepcionados com uma confraternização com belo churrasco e música ao vivo com Jaka e Rafa. O final de semana foi completo com um lindo pôr do sol e clima de muita descontração entre todos.

As fotos da regata estão disponíveis no link