20/04/2018

Quadro técnico do ICSC coordena ações na Volvo Ocean Race

Cerca de 30 profissionais do Iate Clube de Santa Catarina participam das atividades da maior Regata de Volta ao Mundo em Itajaí

Após a chegada dos barcos, visitas, exposições e palestras, a Stopover de Itajaí da Volvo Ocean Race chega a seus momentos finais em Santa Catarina. E nessa reta final acontecem também algumas das principais atrações da parada brasileira da maior Regata de Volta ao Mundo. Uma programação extensa está confirmada para os próximos três dias, culminando com a saída das tripulações rumo a Newport (EUA), e a equipe técnica do Iate Clube de Santa Catarina se faz presente coordenando as ações em terra e água.

Gerente de Operações Náuticas da Volvo Ocean Race, Ricardo Navarro está em sua terceira participação na regata e conta com o apoio de Lucas Reis e Alexandre Neves como Assistentes Técnicos, ambos também em suas terceiras edições de VOR. “Somos responsáveis por toda parte técnica da parada. Coordenamos as ações com órgãos externos, segurança e estrutura”, comenta Navarro. O trio de profissionais está em Itajaí desde o início da parada brasileira, no começo de abril, e seguem até o próximo domingo na ativa.

A experiência dos profissionais é de extrema importância uma vez que os conhecimentos adquiridos na Volvo Ocean Race poderão ser aplicados futuramente nas regatas e eventos do ICSC. “Para os profissionais do clube é muito importante esse conhecimento, pois ajuda na evolução técnica. O que estamos vivenciando aqui é ímpar e vai agregar na qualidade dos serviços que vamos prestar para o ICSC”, comenta Lucas Reis, responsável pela parte Logística, Administrativa e Financeira.

Já Alexandre Neves, encarregado da parte de Equipamentos e Comissão de Regatas, a experiência em Itajaí é fundamental para a evolução na parte técnica de regatas. “Poder vivenciar tudo isso pela terceira vez é muito gratificante. Com certeza estar aqui nos ajuda a melhorar a parte técnica, especialmente na parte de CR, para aplicar todo o conhecimento nas regatas do clube”, avalia.

Agora, com a chegada das principais atividades da Volvo em Itajaí, o número de profissionais do clube atuando na Stopover aumenta consideravelmente. “A partir dessa semana teremos quase 30 membros do ICSC por aqui ajudando em terra e água na In-Port Race, Volvo Academy e também na largada para Newport”, explica Navarro. “Boa parte dos profissionais que estarão aqui já tem experiência em outras edições de Volvo e também nas Olimpíadas”, acrescenta o Gerente de Operações Náuticas e que também foi o responsável por coordenar todo quadro técnico dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

In-Port Race, Volvo Academy e Largada:

A programação do final de semana da Volvo Ocean Race tem início nessa sexta-feira com a In-Port Race, seguida pela Volvo Academy, no sábado, e, finalmente, com a largada das tripulações rumo a parada de Newport (EUA). Nesse período, os profissionais do ICSC atuarão na Comissão de Regatas, Secretaria e Gestão Operacional.

Uma das atrações do final de semana, a Volvo Academy contará ainda com 24 velejadores de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina e oito da ANI – Associação Náutica de Itajaí. A competição acontece no formato por equipes, diferente das competições individuais, com oito times de quatro velejadores cada. Cada equipe representa um barco da Volvo Ocean Race: Team AkzoNobel, Dongfeng Race Team, MAPFRE, Vestas 11th Hour Racing, Team Sun Hung Kai/Scallywag, Turn th Tide on Plastic e Team Brunel.

A competição ocorre no formato liga e a regata é entre equipes com pontuação variando de acordo com a posição. “As regatas são curtas e ágeis. Isso é uma maneira de velejar com mais emoção, porque teremos um vencedor e um perdedor, além de podermos acompanhar o desempenho individual de cada um”, informa a Diretora Local da Itajaí Stopover, Lorena Kreuger.

Segundo a organizadora, é um modelo de competição bem emocionante, principalmente para as acrianças, por que a regata por equipe tem algumas penalidades. “Junto com os atletas tem uma equipe de juízes da Volvo, formada por ex-velejadores, para verificar qual penalidade deve ter cada equipe, o que agrega emoção à disputa”, acrescenta.

Programação da Volvo Ocean Race:

Sexta-feira (20/4)

12h às 14h – In-Port Race

Sábado (21/4)

9h às 17h – Volvo Academy

Domingo (22/4)

12h –  Largada para Newport/EUA