10/07/2016

Katana vence a 43ª Semana de Vela de Ilhabela

Comandados por Cesar Gomes Neto, tripulação catarinense conquistou o título na C30. Na mesma semana, Zeus conquistou o Brasileiro, também de C30, e Zephyrus foi vice-campeão na RGS Geral.

Em uma semana com todos os tipos de condições de vento, mais de 130 barcos na raia, centenas de competidores e muitas regatas, foram definidos neste sábado os campeões da 43ª Semana de Vela de Ilhabela, principal competição náutica da América Latina. E os catarinenses tiveram motivos de sobra para comemorar, especialmente na classe C30. Liderados por Cesar Gomes Neto, o Katana levou o troféu de campeão, com o título sendo definido apenas na última regata desse sábado.

“Foi uma semana muito intensa e disputada. É muito satisfatório levar o troféu de volta para casa. Com certeza a Semana de Vela de Ilhabela é o maior campeonato do Brasil e nós viemos para cá em busca do título. Sabíamos das dificuldades, pois as outras equipes têm muita qualidade, o que torna a conquista ainda mais valiosa para nós”, comentou Cesar Gomes Neto.

Após o título, a tripulação retorna a Florianópolis nessa semana e já começa a pensar nas próximas competições. Atual fita-azul da Regata Volta à Ilha, a equipe tem como objetivo defender o título da competição. “Esse é o nosso primeiro ano com o barco e estamos indo muito bem. Vamos planejar as próximas competições, mas nosso objetivo é correr a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio. Depois vamos tentar manter o posto de fita-azul da Volta à Ilha”, complementa Cesar.

Zeus Team conquista o Brasileiro de C30:

Paralelamente a Semana de Vela de Ilhabela, durante a semana foi realizado o Campeonato Brasileiro de C30, encerrado na sexta-feira, e o Zeus Team, do comandante Inácio Vandressen, comprovou a força catarinense na classe levando o título.

“É gratificante vencermos em uma classe de barcos rápidos e modernos, repleta de velejadores de alto nível. É também a mais divertida da Semana de Vela“, disse Felipe Linhares, o Fipa, timoneiro e tático do Zeus Team. “Cientes da força das demais tripulações, treinamos muito em Jurerê antes de competirmos em Ilhabela“, completou.

Com os resultados as duas embarcações catarinenses dominaram a classe, alternando posições nas competições. O Zeus foi vice-campeão da Semana de Vela de Ilhabela, enquanto no Brasileiro o Katana ocupou o segundo lugar.

Zephyrus conquista o vice-campeonato na RGS Geral. Itajaí Sailing Team e Terroso também sobem ao pódio:

Atual campeão brasileiro de RGS, o Zephyrus, do comandante Sergio Sevelliano, chegou ao último dia de regatas em Ilhabela brigando pelo pódio na RGS Geral. Em uma disputa acirrada, contando com 43 barcos na flotilha, os catarinenses fecharam a disputa com o vice-campeonato na RGS Geral e na RGS C.

Já na classe IRC, Itajaí Sailing Team e Terroso também subiram ao pódio na IRC-A. Comandados por Marcelo “Gusmão” Reitz, a equipe de Itajaí terminou em segundo lugar, atrás do campeão Ruda. Já o Terroso, de Carlos Augusto de Mattos, foi o terceiro colocado após um último dia próximo da perfeição com vitória nas duas últimas regatas.

Completando a participação dos catarinenses, Absoluto, de Pedro Prosdócimo, ficou em oitava no ORC Geral, enquanto o Catuana Kim, de Paulo Cocchi, encerrou a participação em 11º. Já na HPE 25, o Força 12, de Arno Juk, fechou a competição em nono lugar, enquanto o Arretado, de Leonardo Deboni, foi o 12º.

Os resultados da competição estão disponíveis no site: http://svilhabela.com.br/2016/resultados/