14/07/2017

Katana embala e entra de vez na disputa do título da SVI

Veleiro catarinense lidera o Campeonato Brasileiro de C30 e está em segundo na competição

Com entrada do vento leste soprando entre 8 e 12 nós nessa quinta-feira, a organização proporcionou um dia diferente de regatas montado as raias na Ponta das Canas, em mar aberto a mais de quatro milhas, no extremo norte da ilha. Dessa forma, as 123 tripulações inscritas tiveram um dia bastante interessante para as disputas das regatas barla-sota pelo quarto dia de competições da 44ª Semana de Vela de Ilhabela. E quem aproveitou bem as condições foi o Katana, que obteve o melhor desempenho do dia na classe C30.

A tripulação catarinense, que defende o título da competição e a liderança do Campeonato Brasileiro, conquistou uma vitória e um segundo lugar comandados por Cesar Gomes e diminuiu a diferença para apenas dois pontos para o líder Caiçara. Após seis regatas disputadas e um descarte a equipe do Iate Clube de Santa Catarina soma 10 pontos contra 8 dos paulistas.

“Tivemos uma regata mais limpa, em raia mais ampla, fora do canal e conseguimos dar velocidade ao barco. O objetivo sempre é ganhar. Esperamos vento mais forte nos dois dias finais”, comentou Felipe Linhares, o Fipa, que esse ano faz parte da tripulação do Katana. Para a C30, as regatas da Semana de Vela disputadas até sexta-feira são válidas também pelo Campeonato Brasileiro da classe, iniciado em fevereiro, no Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

Quem também segue na parte de cima é o Cangrejo, da timoneira Liana Fragoso, velejadora do ICSC. Mais uma vez a tripulação manteve a consistência na única regata disputada na classe Clássicos APS e com o quarto lugar manteve a ponta. Na RGS B, o Açores III, comandado por Adalton Novo, sustentou a terceira posição com o quinto lugar na única regata do dia para a classe.

Pela classe ORC, Pajero e Ângela VI seguem duelando ponto a ponto pela liderança. A equipe paulista, dos velejadores José Irineu e André Fonseca, ocupa a segunda posição um ponto atrás dos cariocas, enquanto o Miragem, atual campeão e que conta com Matheus Dellagnelo e Henrique Back em sua tripulação, aparece em sexto.

O Itajaí Sailing Team, do comandante Marcelo Gusmão, segue em sexto lugar na IRC enquanto o Arretado, capitaneado por Paulo Cesar, é o 16º na HPE-25.

Mais informações: www.svilhabela.com.br

Fotos: Aline Bassi / Balaio e Thito Strambi / SailStation