04/07/2016

Katana e Itajaí Sailing Team abrem Semana de Vela de Ilhabela com vitória

Embarcação do Iate Clube de Santa Catarina venceu regata na classe C30 em dia de vento fraco no litoral paulista

Começou neste domingo a 43ª Semana de Vela de Ilhabela, maior competição de vela oceânica da América Latina. E como tradicionalmente ocorre, o primeiro dia foi marcado pelas regatas longas, sendo que as flotilhas foram divididas de acordo com as classes em três percursos diferentes. Com uma leve brisa de aproximadamente seis nós, as tripulações tiveram dificuldades, mas o alto nível técnico da competição ficou evidente logo na abertura da etapa. Destaque para a vitória do catarinense Katana em sua classe (C30), comandando por Cesar Gomes Neto, na Regata Toque-Toque por Boreste (45km).

“Foi um ótimo começo de campeonato. Estamos com uma tripulação muito boa, composta por amigos. Nosso objetivo é tentar sempre velejar entre os três primeiros, mas estamos aqui também para nos divertir. Não tem muita cobrança em cima de ninguém. Vamos para a raia para dar o melhor e aproveitar bastante para velejar entre amigos”, explica o comandante Cesar Neto. “Foi uma regata muito disputada, com pouco vento, mas bem intensa e definida por poucos metros. O Zeus também conseguiu uma boa recuperação e fez um excelente pódio”, complementa.

E realmente a regata de abertura foi extremamente equilibrada. A vitória do Katana foi definida nos metros finais com vantagem mínima para o veleiro catarinense sobre o Caiçara. Em 3º lugar ficou o também catarinense Zeus Team, comandando por Inácio Vandressen. A posição foi conquistada na parte final da regata e muito comemorada pela tripulação. “Nós conseguimos passar o Loyal quase na chegada. Foi um resultado muito importante, visto que terminamos a montagem do barco às 21h da noite anterior a regata. A equipe se esforçou muito e mostrou que está unida para tentarmos um bom resultado”, comemorou o timoneiro Felipe Linhares.

Itajaí Sailing Team vence Regata Mitusbishi Alcatrazes por Boreste:

Acompanhando o bom rendimento dos barcos da classe C30, o Itajaí Saiing Team, do comandante Marcelo “Gusmão” Reitz não se intimidou com a falta de ventos e dominou a Regata Mitsubishi Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil (80km), a mais longa do torneio. O grande desempenho da embarcação rendeu o título não só na classe IRC como a vitória geral entre todas as embarcações.  Mesmo com a falta de ventos, especialmente à noite, os catarinenses conseguiram concluir o percurso próximo das 22h15.

“Foi um ótimo início. Na verdade, não poderia ser melhor o começo. A regata foi muito difícil com pouco vento. Nosso barco estava muito bem ajustado e a equipe muito bem entrosada. Na terça começam as regatas barla-sota que são totalmente diferentes dessa regata longa. Nosso principal objetivo do ano é esse campeonato, onde queremos disputar o título”, explica Marcelo “Gusmão” Reitz, comandante do Itajaí Sailing Team.

Após o tempo corrigido, o Itajaí Sailing Team venceu com sobras, com mais de duas horas e meia de vantagem sobre o segundo colocado. Na mesma classe, o Terroso, do comandante Carlos Augusto de Matos, encerrou a regata em sétimo.

Atual campeão brasileiro da classe RGS, o Zephyrus, do comandante Sergio Sevelliano, teve um bom início de competição terminando em 3º lugar na classe RGS C. A disputa pela ponta ficou entre os catarinenses e as embarcações Rainha Capital e Prozak, primeiro e segundo, respectivamente.

Na ORC, o Absoluto, do comandante Pedro Prosdócimo, terminou em nono, enquanto o atual campeão brasileiro, Catuana Kim, de Paulo Cocchi abandonou a regata. “Acabamos desistindo. Estava muita calmaria e preferimos desistir para poupar material e treinar melhor no dia seguinte”, explica Alexandre Back, um dos integrantes do Catuana Kim.

Assim como o Catuana Kim, o Bebé, de Guilherme Bernard, não completou a regata na classe Bico de Proa. Fechando os catarinenses inscritos na Semana de Vela de Ilhabela, tanto Arretado (Paulo Cesar), quanto Força 12 (Arno Juk), ambos da classe HPE25, competem apenas na terça-feira, quando a classe estreia no torneio.

Segunda-feira de descanso em Ilhabela:

Nessa segunda-feira, as tripulações se reúnem para treinar e acertar os últimos detalhes antes do recomeço das regatas. A novidade é o Grand Prix de 30 pés, válido para as classes C30 e HPE30. O desafio é uma competição paralela a Semana de Vela de Ilhabela.

Os resultados da competição estão disponíveis no site: http://svilhabela.com.br/2016/resultados/