Notícias

icsc_porto_belo-111
08/10/2017

Itajaí Sailing Team quebra recorde e garante o título na 14ª Regata Marejada

Tripulação itajaiense completou o percurso entre Jurerê e Itajaí em menos de 3 horas, conquistando o Troféu Fita Azul e estabelecendo nova marca na competição

O Itajaí Sailing Team fez história nesse sábado ao quebrar o recorde de percurso na 14ª Regata Marejada, válida como sétima etapa da Copa Veleiros de Oceano, e conquistar o troféu Fita Azul, premiação concedida a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada. Confirmando todas as previsões, o vento sul soprou com força, passando dos 20 nós, e a tripulação itajaiense completou o percurso de 32 milhas náuticas em 2h52m29s, mais de 20 minutos mais rápido do que a marca anterior, de 3h13m feita em 2016 – Confira o vídeo da regata em nosso Canal no Youtube clicando aqui

“O velejo foi incrível. Foi muito especial poder quebrar o recorde em uma competição que chega em Itajaí comandando a embarcação que leva o nome da cidade. Nunca baixamos de 16, 17 nós e nossa maior velocidade foi de 23. Bater esse recorde foi muito gratificante”, comemorou o comandante Marcelo Gusmão. “Metade da nossa tripulação é formada pelo projeto do Itajaí Sailing Team e posso dizer que a cada regata temos evolução. Nossa tripulação conhece muito bem o barco”, completou Gusmão.

Com o tempo, o Itajaí Sailing Team venceu na classe IRC. A embarcação modelo Soto 40 confirmou também o título do Campeonato Catarinense de Oceano 2017 na classe. Em segundo lugar na 14ª Regata Marejada pela classe IRC ficou o Argonauta.

Outra belíssima disputa ocorreu na classe ORC. Após tempo corrigido, o veleiro Absoluto confirmou o título da etapa e do Campeonato Catarinense na classe, com pequena vantagem sobre o Catuana Kim, vice-campeão. Na RGS A deu Bruxo, seguido pelo Açores III. A vitória na regata confirmou o título da embarcação no Estadual.

Pela RGS Cruzeiro, o Xamego foi o grande vencedor da etapa e também do Campeonato Catarinense com vitória apertada sobre o Zimbrox. Em terceiro lugar ficou o Quival. Completando a lista de campeões do final de semana, o Marmay levou a melhor na Bico de Proa, seguido por Guga Buy e Mar Sem Fim, segundo e terceiro, respectivamente.

A 14ª Regata Marejada faz parte da Copa Veleiros de Oceano sendo realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a ANI (Associação Náutica de Itajaí) e FEISC (Federação de Iatismo de SC). O evento foi válido como a última etapa do Campeonato Estadual de Oceano 2017. A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece no dia 11 de novembro com as disputas da Regata Mormaii.

Campeões Estaduais 2017:

IRC: Itajaí Sailing Team

ORC: Absoluto

RGS Geral: Bruxo

RGS Cruzeiro: Xamego

A sétima etapa da Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.

 

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2017 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design