12/07/2015

Itajaí Sailing Team e Zeus sobem ao pódio na Ilhabela Sailing Week

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed et suscipit turpis. Quisque commodo urna dui, et faucibus augue viverra sed. Sed nunc nisi, vehicula sit amet tempus vitae, molestie sed elit. Sed a pulvinar sapien. Fusce porta odio a dolor dictum iaculis.

Em mais um dia de ventos inconstantes e condições difíceis foi encerrada neste sábado a 42ª edição da Ilhabela Sailing Week e mais uma vez a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina conseguiu ótimos resultados no maior evento de vela oceânica da América Latina. O Itajaí Sailing Team, comandado por Marcelo Gusmão, foi o vice-campeão na ORC. Na classe C30, o Zeus Team, comandado por Inácio Vandressen, manteve a posição do Brasileiro e terminou na 3ª posição.

O último dia de regatas contou com apenas uma prova neste sábado com vento sudoeste de 9 nós (15km/h). Desta forma a Comissão de Regatas pode fazer a última regata do campeonato em formato barla-sota, com quatro pernas, dentro do Canal de São Sebastião. Contudo, durante a prova a intensidade do vento baixou para cinco nós e depois praticamente zerou, fazendo com que os últimos barcos tivessem muitas dificuldades para terminar o percurso.

Líder até o último dia em Ilhabela, o Itajaí Sailing Team terminou a regata decisiva na 3ª posição e viu um de seus principais rivais virar a competição no sábado. O barco uruguaio Cristabella venceu a regata e o campeonato, deixando os catarinenses em segundo. Quem também fez uma ótima regata foi o Catuana Kin, de Paulo Cochi. Com o segundo lugar na etapa, o barco da flotilha catarinense encerrou a competição na quarta posição geral. Ainda na ORC, o Viva Extraordinário, de Eduardo Regua, terminou na 24ª colocação geral após um 22º no último dia de competições.

Na Classe C30, o Zeus Team defendia o título em Ilhabela, mas chegou ao sábado precisando de mais de uma regata para brigar pelo bicampeonato. No entanto, com as condições dificultado a realização das regatas apenas uma prova foi realizada e a equipe catarinense obteve um segundo lugar. Mesmo melhor do que os rivais diretos, o resultado deixou a equipe na 3ª posição. Dessa forma, o veleiro comandando por Inácio Vandressen repete a posição do Campeonato Brasileiro e volta para Santa Catarina com dois 3º lugares, completando uma semana muito boa em Ilhabela.

Completando a participação dos catarinenses em Ilhabela, o Xereta, de Rogerio Capella, foi 18º na HPE 25 (21º e 18º nas regatas finais) e o Força 12 do comandante Arno Juk finalizou a competição em 19º (21º e 19º nesse sábado). Na RGS B, o Açores III, de Adalton Novo, encerrou o evento na 9ª colocação, após um 7º lugar na última regata da competição.

Campeões de cada classe

ORC Geral – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC A – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC B – Santa Fé V (Nelson Avila Thomé)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC – Cristabella l(Martin Meerhoff)
C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 – Campeão: Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 – Carioca Jr. (Roberto Martins)
HPE 25 – Suzuki/Bond Girl (Rique Wanderley)
Clássico – Cangrejo (Ricardo Carvalho)
Mini – Jacaré (Pedro Fukui)
RGS Geral – Asbar II (Sérgio Klepacz)
RGS A – Kalymera V (Antonio Carlos Paes Leme)
RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)
RGS C Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco)
RGS Cruiser Helios II (Marcos Gama Filho)
Bico de Proa A – H2Orça (Hilpert Zamith)
Bico de Proa B Super Bakanna (Alexandre Dangas)
Star – Marcelo Bellotti/Pedro Bolder
Equipes – Iate Clube do Rio de Janeiro (Seu Tatá / Magia / Kalymera / Kybixu)
Diario de Bordo – Maestrale II (ORC/IRC, Adalberto Casaes)

Resultados completos no site oficial: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015