03/03/2020

Início da Seletiva de Optimist adiado devido ao mau tempo

Previsão indica dias melhores de quarta a sábado

O primeiro dia da Seletiva de Optimist não foi bem como os velejadores gostariam. A falta de ventos e a chuva forte no meio da tarde obrigaram a Comissão a cancelar as regatas programadas para essa terça-feira aumentando a ansiedade dos jovens atletas que estão em Florianópolis para as disputas nas competições internacionais. Com isso é muito provável que sejam realizadas três regatas por dia até o término do evento (sábado), totalizando doze.

“Fizemos o possível para realizar regatas hoje (terça), mas o vento não correspondeu. Os velejadores chegaram a entrar na água, mas os ventos rondados e a chuva não permitiram que nenhuma regata fosse realizada”, explica Ricardo Navarro, Presidente da Comissão de Regatas da Seletiva de Optimist. “Vamos manter o horário de início para os próximos dias (13h) e tentar fazer três regatas em cada um deles até o final da competição. Esse evento é muito importante, pois define as equipes brasileiras e precisamos fazer as regatas nas melhores condições possíveis”, complementa. 

Ao todo mais de 80 velejadores estão inscritos na competição que ocorre até o próximo sábado na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Estão representados os seguintes estados: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

 

Sistema de classificação:

O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre, no mês de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que será disputado em Florianópolis. Assim como na programação da seletiva, o campeonato nacional contou com doze regatas e a fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.

 

Programação em Jurerê:

Entre terça e sábado acontecem as regatas. Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes. Todos os dias será realizada a reunião de timoneiros, sempre a partir das 11h, no Restaurante da Sede Oceânica. 

 

Serviço: Seletiva da Classe Optimist 2020

Data: 3 a 7 de março

Local: Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê

Horários: 13h (todos os dias)

 

O que está em disputa:

 

Campeonato Mundial (cinco vagas – 1º ao 5º)

Local: Garda, Itália

Data: 1 a 11 de julho

 

Campeonato Europeu (quatro vagas – 6º ao 9º)

Local: Tallinn, Estônia 

Data: 22 a 29 de junho

 

Campeonato Norte Americano (vinte vagas)

Local: Cancun, México

Data: 11 a 18 de outubro

 

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.