25/07/2018

Ilhabela Cup movimenta dias vagos na Semana de Vela de Ilhabela

Zeus Team inicia disputa pelo título Brasileiro de C30

Mesmo com dois dias vagos as disputas em Ilhabela não pararam em nenhum momento! Realizado entre segunda e terça-feira, a Ilhabela Cup movimentou os dias de lacuna nas disputas da principal competição de vela oceânica do país e a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina marcou presença nas disputas. Destaque também para o início do Campeonato Brasileiro de C30, iniciado nesta terça-feira e com presença do Zeus Team, representante catarinense na classe.

Com rajadas de vento sul de até 18 nós (33km/h), as tripulações aproveitaram as boas condições nas duas regatas realizadas nesta terça-feira, no litoral norte paulista. Comandados por Inácio Vandresen, o Zeus Team fechou as regatas do Brasileiro em 2º e 5º lugar em um dia dominado pelo Caiçara UV.Line, líder da competição com duas vitórias. O Campeonato Brasileiro segue até sexta-feira (27). A Semana de Vela será concluída no dia seguinte.

“As disputas desta terça-feira valeram já para o início do Brasileiro de C30, com duas importantes regatas. Nesta quarta-feira nós voltamos para mais duas regatas que valem tanto para o Brasileiro como para a Semana de Vela de Ilhabela”, explica Inácio Vandresen, comandante do Zeus Team, Campeão Brasileiro em 2016.

Ainda pelas disputas da Ilhabela Cup, duas regatas marcaram as disputas das classe IRC e ORC nesta terça-feira. Comandante do Itajaí Sailing Team, Marcelo Gusmão liderou sua equipe para um sétimo e oitavo lugares nas disputas encerrando a competição na quinta posição geral entre as 26 embarcações inscritas na classe. A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina foi completa na classe por Absoluto (Comandante Sergio Sevillano), em 18º no geral, e Argonauta 4 (Comandante Thiago Faria), em 19º.

Nas disputas da ORC, o Itajaí Sailing Team foi o melhor catarinense na disputa após três regatas fechando na sexta posição geral as disputas da Ilhabela Cup. Décima colocada, a tripulação do Catuana Kim (Comandante Leonardo Back) contou com vitória na primeira regata (realizada na segunda-feira), mas acabou em 10º lugar por queimar a largada na última regata desta terça. De qualquer maneira, o veleiro catarinense mostrou estar em grande fase e vai brigar por bons resultados na Semana de Vela de Ilhabela. Kiron 4 (Comandante Guilhermo Cal), em 20º e Absoluto, 23º, completaram a lista de participantes do ICSC na flotilha.

Diferente das disputas de ORC, IRC e C30, a Ilhabela Cup contou com apenas duas regatas na classe RGS Geral. Comandados por Paulo Schaefer, o Açores III somou um 10º lugar na regata desta terça-feira, repetindo a mesma posição na classificação final, enquanto o Sorelle, comandado por Richard Canella, completou a disputa na 17ª posição geral.

 

Mais informações: http://svilhabela.com.br

 

Confira a lista de representantes do ICSC:

Absoluto – IRC – Comandante Sergio Sevillano

Açores III – RGS – Comandante Paulo Schaefer

Argonauta 4 – IRC – Comandante Thiago Faria

Arretado – HPE-25 – Comandante Rogerio Capella

Catuana Kim – ORC – Comandante Leonardo Back

Flying Soul – Multicascos – Comandante Mauro Ribeiro

Itajaí Sailing Team – IRC – Comandante Marcelo Gusmão

Kiron 4 – ORC – Comandante Leonardo Guilhermo Call

Sorelle – RGS – Comandante Richard Canella

Zeus Team – C30 – Comandante Inacio Vandresen

 

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

 

Dias 21 a 28

45ª Semana de Vela Ilhabela

 

Dias 22 a 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

 

Dia 28 – Regata com largada às 12h30  

 

Dias 21 a 27

Campeonato Brasileiro da Classe C30

 

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)

Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

 

Foto de capa: Marcos Méndez / SailStation