11/01/2019

Iate Clube de Santa Catarina conquista o 3º lugar por equipes no Brasileiro de Optimist

Resultado foi obtido nesta sexta-feira, em Ilhabela. Davi Neves também conquista o terceiro lugar no Estreante

Uma sexta-feira para não ser esquecida para os velejadores da flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina. Após os três primeiros dias de competições individuais pelo Campeonato Brasileiro da classe, em Ilhabela, o dia foi marcado pelas disputas por equipes e o time SC-1, formado por Clara Meyer Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira, conquistou o terceiro lugar entre as dezesseis equipes participantes. Além disso, nesta sexta também foi definida a disputa do Brasileiro de Estreantes e Davi Neves confirmou mais um pódio para o ICSC com um terceiro lugar geral.

As regatas começam mais cedo do que o usual com as disputas por equipes em Ilhabela. Na primeira disputa o combinado SC-1 venceu a equipe 3 do Rio de Janeiro e avançou para a segunda fase. Contra SP-3 os catarinenses não tiveram muita sorte e perderam, caindo para a repescagem. A partir daí foram só vitórias. Primeiro contra SP-4 e depois contra RS-2. A última delas, a que garantiu o bronze, veio sobre o forte combinado chileno. Nem a derrota para o RJ-1 foi capaz de tirar o brilho da excelente campanha da equipe.

Essa é a segunda vez que o Iate Clube de Santa Catarina sobe ao pódio do Brasileiro de Optimist por equipes nos últimos três anos. Em 2017, no evento realizado em Vitória, a equipe conquistou o vice-campeonato. Em Ilhabela, o ICSC teve mais uma equipe representando o estado com o combinado formado por Brenda Furlin, Eric Marchini, Gabriel Vantajo, Luana Silva e Pedro Nunes. A equipe SC-2 acabou eliminada na segunda rodada ao perder para RJ-1 e PE.

Davi Neves sobe ao pódio no Brasileiro de Estreantes:

Nesta sexta-feira aconteceu o último dia de regatas do Campeonato Brasileiro de Optimist para a classe Estreante e Davi Neves subiu ao pódio completando o evento na terceira posição, com 19 pontos perdidos. Os dois quintos lugares nas regatas finais confirmaram a boa fase do atleta do ICSC, que em novembro do ano passado já havia conquistado o Campeonato Sul-Brasileiro na mesma categoria. Arthur Back completou o evento na 24ª posição entre os 81 atletas na disputa, representando muito bem o ICSC.

Entenda a competição:

A primeira fase da competição (Veteranos) aconteceu entre terça e quinta (8 e 10), com os velejadores divididos em flotilhas amarela e azul na chamada série classificatória. Após os três dias os competidores os velejadores foram divididos nas flotilhas ouro e prata de acordo com a posição na série classificatória. Passaram para a flotilha ouro Clara Meyer Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin, enquanto na prata competem Brenda Furlin, Eric Marchini, Gabriel Vantajo, Livia Nogueira, Luana Silva e Pedro Nunes.A série final acontece entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.

 

Resultados – Equipes

Campeão: Rio de Janeiro – 1

Vice-campeão: Rio Grande do Sul – 1

Terceiro: Santa Catarina – 1

 

Resultado – Estreantes:

Campeão: Erik Schedit (EVI-SP) – 7pp

Vice-campeão: Ian Borgstrom (EVI-SP) – 14pp

Terceiro: Davi Neves (ICSC-SC) – 19pp