16/01/2019

Iate Clube de Santa Catarina classifica três velejadores para o Sul-Americano de Optimist

Flotilha do Veleiros da Ilha encerra o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist com excelentes resultados

Após duas semanas de muitas disputas foi encerrado nesta terça-feira (15), o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Ilhabela, e a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina retorna da competição com excelentes resultados na bagagem, incluindo três classificações para o Sul-Americano da classe, um terceiro lugar geral por equipes e dois terceiros lugares individuais com Clara Meyer Mateus (Feminino – Veterano) e Davi Neves (Geral – Estreantes).

Nesta terça-feira foi realizada a décima segunda e última regata do programa de competições para os Veteranos. A primeira largada do dia aconteceu em condições de vento sul, com raia montada no Canal de São Sebastião, mas a CR foi obrigada a cancelar tudo e ir para Ponta das Canas, onde o vento soprava de leste. Após as doze regatas realizadas Guilherme Menezes encerrou a competição em 10º lugar geral garantindo a primeira vaga do ICSC no Sul-Americano. Uma posição atrás veio seu irmão, Fernando Menezes, também confirmado na competição sul-americana.

A terceira vaga de Santa Catarina no Sul-Americano ficou com Clara Meyer Mateus. Vigésima colocada na classificação geral, a catarinense conquistou o terceiro lugar no naipe Feminino subindo ao pódio da principal competição de vela de base do país. Com isso, Clara, Fernando e Guilherme farão parte da equipe nacional que disputa o Sul-Americano de Optimist, em Algarrobo, no Chile, no mês de abril.

Além dos três velejadores, o ICSC contou com a participação de mais sete velejadores na competição. Pela flotilha ouro, João Carlin encerrou sua participação na 42ª posição. Já na flotilha prata, o ICSC foi representado por Eric Marchini (6º), Brenda Furlin (8ª), Livia Nogueira (10ª), Pedro Nunes (32º), Gabriel Vantajo (45º) e Luana Silva (46ª).

 

Resultados do Iate Clube de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Optimist

Clara Meyer Cardoso, Fernando Menezes e Guilherme Menezes – Classificados para o Sul-Americano

Clara Meyer Cardoso, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira – Equipe SC 1 – Terceira colocada no Brasileiro por Equipes

Clara Meyer Cardoso – 3ª colocada Feminino (Veteranos)

Davi Neves – 3º colocado Geral (Estreantes)