12/04/2019

Guilherme Menezes conquista o vice-campeonato Sul-Americano de Optimist

Velejador do Iate Clube de Santa Catarina subiu ao pódio em Algarrobo, no Chile

Um resultado histórico para a vela catarinense! O velejador Guilherme Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina, conquistou o vice-campeonato sul-americano de Optimist em competição encerrada nesta sexta-feira (12), em Algarrobo, no Chile.

Após cinco dias de competições nas águas chilenas, o atleta de Santa Catarina somou 15 pontos perdidos (1º, 2º, 4º e 8º lugares) nas quatro regatas disputadas terminando atrás apenas do argentino Santino Marcatelli. A chilena Rafaela Salvatore completou o pódio na terceira posição.

Com 169 velejadores na flotilha, o Campeonato Sul-Americano de Optimist teve início na segunda-feira, em Algarrobo com atletas de 17 países. Por ser uma das competições mais importantes do calendário mundial o evento reuniu nações de fora do continente sul-americano elevando ainda mais o nível técnico do evento. E desde o primeiro dia Guilherme Menezes velejou na ponta até o encerramento do campeonato.

Além de Guilherme Menezes o Iate Clube de Santa Catarina foi muito bem representado no evento por Fernando Menezes, 32º colocado no geral, e Clara Meyer Mateus, 67ª no geral e 20ª no naipe Feminino.

O trio de velejadores do Iate Clube de Santa Catarina tem pela frente nos próximos meses competições importantes no cenário internacional. No começo do ano foram realizadas as competições que classificaram os velejadores brasileiros para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano.

Guilherme Menezes garantiu a vaga para o Mundial, que será realizado entre 6 e 16 de julho, em Antígua. Seu irmão, Fernando Menezes, foi o oitavo no geral acumulado e vai para a França, entre os dias 22 e 29 de junho, representar o país no Campeonato Europeu. Já Clara Meyer Mateus garantiu a terceira posição entre no naipe Feminino e fará parte da equipe nacional em Nassau, onde acontece o Norte-Americano, entre 27 de setembro e 4 de outubro.

 

Classificação final – Sul-Americano de Optimist

1º Santino Marcatelli (ARG) – 5pp

2º Guilherme Menezes (BRA) – 15pp

3º Rafaela Salvatore (CHI) – 15pp

4º Victoria Mackinnon (ARG) – 17pp

5º Benjamin Guzman (CHI) – 17pp

6º Thomas Sitzmann (EUA) – 17pp

7º Samara Walshe (EUA) – 18pp

8º Maximo Videla (ARG) – 19pp

9º Alex Kuhl (BRA) – 22pp

10º Tadeo Rioja (ARG) – 22pp

32º Fernando Menezes (BRA) – 70pp

67º Clara Meyer Mateus (BRA) – 102pp

 

Próximos eventos:

Competição: Campeonato Europeu

Local: França

Data: 22 a 29 de junho

Atletas classificados: Fernando Menezes

 

Competição: Campeonato Mundial

Local: Antígua

Data: 6 a 16 de julho

Atletas classificados: Guilherme Menezes

 

Competição: Campeonato Norte-Americano

Local: Nassau

Data: 27 de setembro a 4 de outubro

Atletas classificados: Clara Mateus Cardoso