11/03/2015

Gaúcho e Pernambucano lideram o primeiro dia do Sul-Brasileiro de Optimist

Cento e onze atletas participam da competição que aponta os cinco classificados para o Mundial

Começou nessa quarta-feira, em Jurerê, o Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. A competição conta com a participação de cento e onze velejadores de todo país e define os cinco classificados para o mundial da categoria, na Polônia. O gaúcho João Vasconcellos, do Clube dos Jangadeiros, lidera na Veterano, com 3 pontos perdidos. Já na Estreante, João Cardoso, do Cabanga Iate Clube Pernambuco, venceu a única regata da categoria.

O dia foi de paciência e poucos ventos no início da tarde. Com brisa de sul, a Comissão de Regatas decidiu esperar em terra até às 15h30, quando as condições mudaram para Sudoeste com intensidade de 10 a 12 nós. Com a melhora, os atletas foram para água, com a realização de duas regatas para a categoria Veterano e uma para a Estreante.

Apresentando um ótimo nível técnico e com disputas acirradas pela liderança, a categoria Veterano, composta por 94 velejadores, teve domínio dos atletas gaúchos. João Vasnconcellos venceu a primeira do dia e com mais um segundo lugar terminou com 3 pontos perdidos. Logo atrás, Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, aparece com quatro pontos perdidos (1+3), enquanto Tiago Monteiro, do Cabanga (PE) é o 3º com 5pp.

Guilherme Berenhauser é o melhor atleta do Iate Clube de Santa Catarina até o momento com 23 pontos perdidos, ocupando a 19ª posição. Em 20º está Guilherme Durieux. Na sequência estão: Rafael Servaes (26º), Samer Kayali (35º), Thiago Pereira (39º), Luca Miguel (56º) e José Irineu (66º).

Entre os velejadores da categoria Estreante o cenário é um pouco diferente. Os gaúchos Lucas Mendes (VDS) e Pedro Amine (VDS) ocupam a 2ª e 3ª posição, respectivamente. O líder, João Cardoso (PE) venceu a única regata dessa quarta-feira, deixando os adversários para trás. A disputa entre pernambucanos e gaúchos deu o tom da competição nessa quarta-feira e promete se intensificar até o final da semana.