04/01/2019

Flotilha do ICSC preparada para o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist

Competição ocorre em Ilhabela, entre os dias 05 e 15 de janeiro

Com doze representantes na delegação, a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina disputa o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist, em Ilhabela (SP), a partir do dia 05 de janeiro. Principal competição de vela de base do país, o evento será realizado até o dia 15 deste mês, no Canal de São Sebastião, com programação de doze regatas ao longo das disputas.

O Iate Clube de Santa Catarina será representado por Brenda Furlin, Clara Meyer Mateus, Eric Marchini, Fernando Menezes, Gabriel Vantajo, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin, Lívia Nogueira, Luana Dextré e Pedro Nunes, na categoria Veteranos, e Arthur Back e Davi Neves entre os Estreantes.

O cronograma de competição começa neste final de semana (5 e 6) com as inscrições para os velejadores. Na segunda-feira (7) ocorre a Cerimônia de Abertura e Desfile Oficial do campeonato, no Centro Histórico da Cidade, a partir das 19h, e na terça-feira (8) o Campeonato Brasileiro tem início com as primeiras regatas.

A primeira fase da competição acontece entre terça e quinta (8 e 10), com os velejadores divididos em flotilhas amarela e azul na chamada série classificatória. Após os três dias os competidores serão divididos nas flotilhas ouro e prata de acordo com a posição na série classificatória para mais três dias de regatas finais, quando serão conhecidos os campeões.

Antes da série final, que ocorre entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça, a competição individual sofre uma pausa de dois dias. Na sexta-feira (11) acontece o Campeonato Brasileiro de Equipes, com dezesseis times na disputa, sendo assegurado a cada Estado a inscrição de uma equipe. Já no sábado (12), os velejadores terão um dia de folga para descansar e se preparar para a fase final.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.