13/01/2020

Flotilha do ICSC inicia disputa da fase final do Campeonato Brasileiro de Optimist

Equipe conta com sete velejadores nas disputas em Porto Alegre

Após dois dias sem ventos e um reservado ao Campeonato por Equipes, as regatas individuais da fase de classificação do Brasileiro de Optimist foram realizadas neste domingo, em Porto Alegre, definindo as flotilhas ouro e prata. O vento soprou de forma consistente, com direção sul entre 12-15 nós, e a comissão conseguiu realizar três regatas. O Veleiros da Ilha conta com cinco representantes na flotilha ouro e dois na prata para os dois últimos dias de competição.

Sexto colocado na classificação geral, Fernando Menezes soma 27pp, seguido de perto por seu irmão Guilherme Menezes, nono colocado com 34pp. Em décimo quarto no geral e quarto no Feminino está Clara Mateus, com 42pp. Até o momento, os três velejadores estão na faixa de classificação para o Campeonato Sul-Americano.

Quem subiu muitas posições e está na briga por uma vaga na equipe brasileira é João Marcelo Carlin, que ocupa agora a 26ª posição com 81pp. Também na flotilha ouro está o velejador Gabriel Vantajo com 178pp na 61ª posição. Pela flotilha prata velejam as atletas Lívia Nogueira e Luana Dextré.

Nesta segunda-feira os velejadores retornam para a raia do Veleiros do Sul com previsão de mais três regatas. O evento será concluído com, possivelmente, mais duas regatas na terça. O Campeonato Brasileiro apontará também os 15 atletas classificados do país para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março. O Brasil pode convocar quinze atletas e necessariamente é preciso de quatro de cada gênero, com as vagas  sendo distribuídas de acordo com a classificação geral. 

Fotos: Veleiros do Sul