05/07/2015

Flotilha do ICSC enfrenta condições extremas na abertura da Ilhabela Sailing Week

Com rajadas de até 60km/h, Regata Alcatrazes deu início a principal competição de vela oceânica da América Latina.

Começou neste sábado a 42ª edição da Ilhabela Sailing Week e a abertura da competição não poderia ter acontecido de forma mais emocionante. Com rajadas de 30 nós (60km/h), as regatas deste primeiro dia colocaram em prova toda a habilidade das equipes. E a flotilha do Iate Clube de Santa Catarina começou bem na principal competição de vela oceânica da América Latina.

A Regata Alcatrazes contou com um percurso de 60 milhas – 110 km – que durou durante boa parte do sábado. As fortes rajadas de vento provocaram ondas de até dois metros, o que dificultou bastante a vida dos velejadores. Muitas quebras e abandonos aconteceram neste primeiro dia. Para se ter uma ideia do nível de dificuldade que os velejadores encontraram no sábado, dos 119 barcos que largaram, 59 não completaram a regata.

Dentre os vinte e quatro barcos que competiram na ORC, três deles eram catarinenses. O Catuana Kim, do comandante Paulo Cochi, e o Itajaí Sailing Team, comandado por Avelino Alvarez, e o Viva Extraordinário II, de Eduado Regua. A equipe de Paulo Cochi conclui a regata na quarta colocação, atrás apenas do Angela IV, Cristabela e Seu Tata, 1º, 2º e 3º respectivamente. Já a equipe do Itajaí Sailing Team veio logo atrás na quinta posição. Já o Viva Extraordinário acabou não completando a regata.

Também participando da Regata Alcatrazes, o Açores III, que compete na RGS-B e tem como comandante Adalto Novo, acabou não completando a prova.

Atual campeão da Ilhabela Sailing Week na Classe C30, o Zeus Team teve uma boa estreia, conquistando o 3º lugar na abertura do evento. A Regata Toque-Toque deu início as disputas na classe, com um percurso de 18 milhas (32km). “O vento sul entrou com força e foi apertando. Estávamos disputando o segundo lugar com o Loyal e fomos ousados. Colocamos muito pressão e o balão estourou. Pusemos uma segunda vela que também não aguentou e rasgou”, comentou Inácio Vandrassen, comandante do Zeus Team.

Neste domingo a competição teve uma pausa e as regatas retornam nessa segunda-feira, quando começam as disputas do Brasileiro de C30. Durante os próximos dois dias, as atenções serão voltadas totalmente para a Classe, e a partir de quarta-feira, 08, recomeçam as disputas para todas as classes.

Confira os resultados no site oficial: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015

 

Programação esportiva

– 6/07 (segunda-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30

– 7/07 (terça-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30

– 8/07 (quarta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

– 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

# Após as regatas do dia: Premiação das regatas de percurso do dia 4/07

– 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes

– 11/07 (sábado), 12h: Regatas para todas as classes

# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos