09/01/2019

Flotilha do ICSC começa o Brasileiro de Optimist com bons resultados

Duas regatas de abertura foram realizadas com ventos de 11 a 15 nós, em Ilhabela

Começou nesta terça-feira (8) o 47º Campeonato Brasileiro de Optimist e as duas primeiras regatas da competição deram a noção do quão equilibrado será o principal evento da vela de base do país. A raia montada próxima a Ponta das Canas recebeu ventos de leste entre 11 e 15 nós e os velejadores da flotilha do ICSC aproveitaram bem as condições para abrir bem as disputas em Ilhabela.

O destaque da equipe catarinense neste primeiro dia foi Fernando Menezes, sexto colocado na classificação geral entre os 134 velejadores inscritos. Com 9 pontos perdidos, Fefo já se posiciona no top-10 da competição seguido de perto por seu irmão, Guilherme Menezes, 13º colocado com 18 pp. João Marcelo Carlin também integra o grupo dos 20 primeiros colocados com 20pp na 17ª posição.

Com quatro atletas entre os 20 primeiros, o ICSC aparece com a flotilha mais numerosa neste quesito ao lado do Iate Clube do Rio de Janeiro. Além de Fernando, Guilherme e João Marcelo, o grupo é composto por Clara Meyer Mateus, ocupando o terceiro lugar geral no naipe Feminino e a 20º lugar na classificação.

Brenda Furlin (67ª – 70pp), Livia Nogueira (69ª – 71pp), Eric Marchini (81º – 79pp), Pedro Nunes (92º – 93pp), Luana Silva (108ª – 106pp) e Gabriel Vantajo (117º – 114pp) são os demais velejadores do ICSC na competição e que seguem na disputa por uma vaga na flotilha ouro.

Nesta quarta-feira estão programadas mais duas regatas para os Veteranos e a estreia dos velejadores Estreantes, entre eles Davi Neves e Arthur Back, representantes do Iate Clube de Santa Catarina na categoria.

Entenda a competição:

A primeira fase da competição acontece entre terça e quinta (8 e 10), com os velejadores divididos em flotilhas amarela e azul na chamada série classificatória. Após os três dias os competidores serão divididos nas flotilhas ouro e prata de acordo com a posição na série classificatória para mais três dias de regatas finais, quando serão conhecidos os campeões.

Antes da série final, que ocorre entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça, a competição individual sofre uma pausa de dois dias. Na sexta-feira (11) acontece o Campeonato Brasileiro de Equipes, com dezesseis times na disputa, sendo assegurado a cada Estado a inscrição de uma equipe. Já no sábado (12), os velejadores terão um dia de folga para descansar e se preparar para a fase final.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.