08/03/2020

Flotilha do Iate Clube de Santa Catarina classifica quatro velejadores para as competições internacionais de Optimist

Seletiva terminou neste sábado, em Jurerê, com grande desempenho dos atletas de Santa Catarina.

A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina fez bonito velejando “em casa”. Mais uma vez o Veleiros da Ilha terá quatro atletas integrando as seleções brasileiras, repetindo o feito do ano passado, nas competições internacionais de vela ao longo do ano. A definição dos classificados foi confirmada neste sábado com o término da Seletiva de Optimist, realizada desde terça-feira na Sede Oceânica, e o estado terá como representantes Fernando Menezes (Mundial), Clara Matheus (Europeu), Guilherme Menezes (Asiático) e João Marcelo Carlin (Norte-Americano).

A semana foi bastante competitiva e com condições difíceis para os velejadores, mas o sábado veio como um presente para os atletas. O último dia de regatas proporcionou as melhores condições de todo campeonato com o clássico vento nordeste, de 8 a 12 nós, soprando constantemente na raia de Jurerê. Com isso as três regatas finais do programa foram disputadas completando as doze previstas para todo campeonato. 

Na Seletiva o campeão foi o carioca Lucas Freitas, que já havia conquistado o título brasileiro, com Joana Gonçalves na segunda posição e Fernando Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina, em terceiro. Entre as meninas, Clara Matheus foi a melhor catarinense terminando na segunda posição e em sétimo no geral. 

No entanto, além dos resultados da seletiva, era preciso considerar a pontuação do Campeonato Brasileiro. Para definir os classificados foram utilizados os seguintes critérios: soma da pontuação do Brasileiro (eliminando o pior resultado) e soma da Seletiva (eliminando o pior resultado). Com doze regatas realizadas em cada campeonato, os atletas somaram vinte e duas regatas, já com os descartes, e ao final foi retirado o terceiro pior resultado de cada velejador, independente de qual competição, somando assim 21 regatas no acumulado geral. 

Além das vagas para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano, mais sete vagas foram abertas para o Brasil para a disputa do Campeonato Asiático, que será realizado no Sri Lanka, entre os dias 6 e 13 de junho, na cidade de Trincomalee. Confira como ficaram as distribuições de vagas para as competições internacionais:

 

Classificados para o Mundial (Garda, Itália, de 1 a 11 de julho) 

1º – Lucas Freitas (ICRJ – RJ) 

2ª – Joana Gonçalves (ICRJ – RJ)

3º – Alex Kuhl (EVI – SP)

4º – Fernando Menezes (ICSC – SC)

5º – Gustavo Glimm (VDS – RS) 

 

Classificados para o Europeu (Tallinn, Estônia, de  22 a 29 de junho) – 

6º – Miguel Machado (ICES – ES)

7ª – Clara Meyer Matheus (ICSC – SC)

8º – Eduardo Guimarães (CNC – RJ)

9ª – Julia Carreirão (ICRJ – RJ)

 

Classificados para o Asiático (Trincomalee, Sri Lanka, de 6 a 13 de junho)

10ª – Gabriela Vassel (CCSP – SP)

11º – Erick Carpes (VDS – RS)

12º – Newton Passos (ICRJ – RJ) 

13º – Douglas Said (EVI- SP)

14º – Guilherme Menezes (ICSC – SC) 

15º – Luiz Felipe Giagio (CNC – RJ) 

16ª – Gabriela Sufan Berlinsky (ICRJ – RJ)

 

Classificados para o Norte-Americano (Cancun, México, de 11 a 18 de outubro)

17º – Vitor Bahia (YCB – BA)

18º – Luc Le Corre (YCSA – SP)

19º – Julio César Magalhães (CICP – PE)

20º – Antônio da Fonte (CICP – PE)

21º – Alexandre Becker Santos (VDS – RS)

22º – Henrique Lowy (YCSA – SP)

23º – Pedro Rosa (CDJ – RS)

24º – João Marcelo Carlin (ICSC – SC) 

25º – João Pedro Cardoso (ICI – PE)

26º – Lucas Geyer (CDJ – RS)

27º – Leonardo Caminha (VDS – RS)

28º –  Melissa Paradeda (EVI – SP)

29º – Valentina de Araújo (CICP – PE)

30º – Carolina Witsiers (CCSP – SP)

31º –  Helena Victorio (ICRJ – RJ)

 

Flotilha do Iate Clube de Santa Catarina:

Além dos classificados para os campeonatos internacionais, a flotilha do Veleiros da Ilha teve muitos motivos para comemorar. Fernando Menezes, terceiro colocado no geral, levou o título na categoria Juvenil, enquanto Clara Matheus foi a vice-campeã no naipe Feminino. Entre os velejadores mirins, pódio duplo para o clube, com Davi Neves em primeiro e Arthur Back na quarta posição. 

Campeonato Sul-Americano será o próximo compromisso:

Após as disputas da Seletiva os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina já se preparam para a próxima competição internacional. Clara Matheus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes e João Marcelo Carlin garantiram vagas para o Campeonato Sul-Americano (durante o Campeonato Brasileiro) e representarão o país em Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 21 e 28 de março. 

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.