05/03/2020

Disputas acirradas pelas vagas no Mundial marcam a Seletiva de Optimist

Quatro regatas foram realizadas nessa quinta-feira em um dia longo em Jurerê

Após dois dias de muita inconsistência, o vento soprou firme nesta quinta-feira (5), em Jurerê, com a raia da Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina mostrando todo seu potencial. Com vento sudeste variando de 10 a 22 nós ao longo da tarde, a comissão realizou quatro regatas e as disputas pelas cinco vagas no mundial ficam cada vez mais acirradas. Até o momento, os donos das vagas são Fernando Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina, além dos cariocas Lucas Freitas e Joana Gonçalves, do gaúcho Gustavo Glimm e do paulista Alex Kuhl.

Pela Seletiva a liderança da competição é do gaúcho Gustavo Glimm, que abriu boa vantagem para o segundo colocado, Lucas Freitas, campeão brasileiro em 2020. Com 19 pontos perdidos o atleta do Veleiros do Sul tem 13 de vantagem para o vice-líder da competição. No naipe Feminino, Joana Gonçalves aparece na liderança seguida por Clara Matheus, do Iate Clube de Santa Catarina.

Boas disputas também pelas vagas no Campeonato Europeu, que até o momento tem como classificados os velejadores Miguel Machado, do Espírito Santo, Julia Carreirão, do Rio de Janeiro, Erick Carpes, do Rio Grande do Sul, e Gabriela Vassel, de São Paulo. Clara Matheus aparece muito próxima na disputa e tem ótimas chances de conseguir a vaga nos próximos dias. 

Após três dias de disputas e sete regatas os velejadores do ICSC ocupam as seguintes posições: Fernando Menezes, 7º; Clara Matheus, 12º; Guilherme Menezes, 17º; João Marcelo Carlin, 27º; Davi Neves, 33º; Livia Nogueira, 37º; Luana da Silva, 46º; Gabriel Vantajo, 51º; Arthur Back, 58º. 

 

Sistema de classificação:

O sistema de classificação para os campeonatos internacionais leva em consideração os resultados do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre, no mês de janeiro, e da Seletiva de Optimist, que será disputado em Florianópolis. Assim como na programação da seletiva, o campeonato nacional contou com doze regatas e a fórmula utilizada para a definição das equipes é a seguinte: somam-se os resultados dos dois eventos e cada velejador descarta o pior resultado de cada uma das competições. Desta forma, entram no somatório as onze melhores regatas do Campeonato Brasileiro e as onze melhores regatas da Seletiva.

 

Programação em Jurerê:

Entre terça e sábado acontecem as regatas. Poderão ser realizadas, no máximo, quatro regatas no mesmo dia para a os Veteranos e duas para os Estreantes. Todos os dias será realizada a reunião de timoneiros, sempre a partir das 11h, no Restaurante da Sede Oceânica. 

 

Serviço: Seletiva da Classe Optimist 2020

Data: 3 a 7 de março

Local: Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê

Horários: 13h (todos os dias)

 

O que está em disputa:

 

Campeonato Mundial (cinco vagas – 1º ao 5º)

Local: Garda, Itália

Data: 1 a 11 de julho

 

Campeonato Europeu (quatro vagas – 6º ao 9º)

Local: Tallinn, Estônia 

Data: 22 a 29 de junho

 

Campeonato Norte Americano (vinte vagas)

Local: Cancun, México

Data: 11 a 18 de outubro

 

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.