11/01/2019

Davi Neves assume a vice-liderança no Brasileiro de Optimist

Entre os Veteranos, ICSC classifica quatro velejadores para a flotilha ouro

Com ventos médios e o sol dando as caras em Ilhabela o terceiro dia de regatas do 47º Campeonato Brasileiro de Optimist definiu as flotilhas da fase final na categoria Veteranos com quatro velejadores do ICSC na ouro e seis na prata. Além disso, mais duas regatas foram realizadas para a categoria Estreantes e Davi Neves assumiu a vice-liderança geral da competição entrando de vez na briga pelo título.

Campeão Sul-Brasileiro, Davi tem apenas 8 anos e é um dos atletas mais novos da flotilha, mesmo assim o catarinense mostrou que o título conquistado em Floripa há dois meses é fruto de muito treino e nesta quinta-feira cravou uma das regatas, além de um terceiro na outra disputa, para subir para o segundo lugar entre os 81 velejadores na competição. Com 9 pontos perdidos, Davi está a cinco do líder e vivo na luta pelo título, que será definido nesta sexta-feira com mais duas regatas. Assim como Davi, Arthur Back teve um dia bastante promissor e com um quarto lugar na melhor regata do dia subiu para a 22ª posição na classificação geral.

Entre os Veteranos, Guilherme Menezes segue como o catarinense melhor classificado, na 13ª posição, após um dia bem consistente em Ilhabela. Assim como Guilherme, Fernando Menezes (16º), Clara Meyer Mateus (20ª) e João Carlin (26º) avançaram para a flotilha ouro, enquanto Brenda Furlin (71ª), Eric Marchini (73º), Livia Nogueira (77ª), Pedro Nunes (114º), Luana Silva (115ª) e Gabriel Vantajo (126º) disputam a flotilha prata.

Após o encerramento da primeira fase, a competição individual sofre uma pausa para as disputas do Campeonato Brasileiro por Equipes (somente para os Veteranos) nesta sexta. Santa Catarina contará com duas equipes, ambas formadas por velejadores do ICSC. A equipe SC-1 será composta por Clara Meyer Mateus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Carlin e Livia Nogueira, enquanto o time SC-2 terá como representantes Brenda Furlin, Eric Marchini, Gabriel Vantajo, Luana Silva e Pedro Nunes.

Entenda a competição:

Após a fase de classificação encerrada, os velejadores competem na disputa por Equipes antes da série final, que ocorre entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça. Na sexta-feira (11) acontece o Campeonato Brasileiro de Equipes, com dezesseis times na disputa, sendo assegurado a cada Estado a inscrição de uma equipe. Já no sábado (12), os velejadores terão um dia de folga para descansar e se preparar para a fase final.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.

Foto: Aline Bassi