08/05/2016

Corta Vento é novamente Fita Azul da Regata Solitário

Comandante Carlos Augusto de Mattos foi o primeiro a completar o percurso na Baía Sul nesse sábado

Pelo segundo ano consecutivo o comandante Carlos Augusto de Mattos levou o Corta Vento, barco da Classe C30, ao posto de Fita Azul da Regata Solitário. Primeira embarcação a cruzar a linha de chegada nesse sábado, o veleiro terminou o percurso as 15h45, após pouco mais de 3h40 de regata, em um dia de condições de vento sul fraco, que exigiu bastante dos atletas.

A previsão para o sábado apontava um pouco mais de intensidade. Próximo da largada, o vento mantinha-se entre 8 nós, e ao longo do percurso variou entre 6 e 8. Desde o início as embarcações velejaram próximas. A primeira boia foi contornada próxima à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, seguido para a segunda perna da prova até a Ponta de Coqueiros. Na metade da regata o vento diminuiu antes do contorno a Ilha do Largo. De lá os velejadores retornaram à Ponta de Coqueiros até fecharem a regata em frente ao ICSC.

Logo após Carlos Augusto de Mattos, cruzou a linha o veleiro Zeus, do comandante Inácio Vandressen, vencedor da Classe ORC. Acostumados a travar belos duelos com o Corta Vento na Classe C30, dessa vez o comandante Inácio Vandressen velejou com seu Beneteau 40.7.

Atual campeão brasileiro de RGS, o veleiro Zephyrus, do comandante Sergio Sevilliano, segue em sua rotina de bons resultados. A embarcação foi a grande vitoriosa neste sábado, com o Vingador em segundo e o Cecris V em terceiro.

No total, dez embarcações participaram da Regata Solitário, válida como primeira das três etapas da Copa Flotilha. Além da Regata Solitário, fazem parte da Copa Flotilha as Regatas Ele e Ela e Tripulação. Com presença do comandante e uma acompanhante, a Regata Ele e Ela será realizada no dia 14 de maio, com o mesmo percurso da Regata Solitário, enquanto a Regata Tripulação acontece dia 04 de junho, valendo também pela Copa Veleiros de Oceano.

 

Projeto de Lei de Incentivo:

A Regata Solitário é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro